Hotel de luxo Rosewood London: um tour pelos ambientes do empreendimento cinco estrelas

Rosewood London, divulgação
Rosewood London, divulgação

Daqui a três anos, o Brasil terá um Rosewood para chamar de seu: um hotel de luxo da rede internacional será inaugurado em São Paulo, na Cidade Matarazzo, hospital desativado há 18 anos e situado em um complexo histórico, tombado em 1986. Adquirida pelo grupo francês Allard, a área de 27 mil metros quadrados terá cinemas, espaço para exposições, lojas e teatros. O projeto do hotel tem assinatura de Phillipe Starck e Jean Nouvel, duas grifes do design e da arquitetura.

Aqui, Casa&Cia mostra a atmosfera elegante do Rosewood London para antecipar o conceito que terá réplica no Brasil. 

Rosewood London_Grand Premier Suite (2) Rosewood London_Grand Premier Suite Rosewood London_Noble House Suite

O clima dos 262 quartos e das 44 suítes do Rosewood London foi pensado para refletir o de uma típica mansão britânica a partir de materiais nobres e de alto padrão. Não à toa as nove top suítes do hotel são chamadas de “houses” (casas). Tudo faz parte do projeto original do renomado arquiteto taiuanês Tony Chi. A filosofia do designer, responsável pelas áreas íntimas e coletivas, não é criar ambientes que sejam classificados apenas como “bonitos”: seu desejo é criar uma experiência ao visitante.

Rosewood London_Premier Suite 01

 

Assim, a percepção sensorial tão cara a Chi permeia cada espaço do edifício datado de 1914, um patrimônio tombado da Belle Époque. A arquitetura original foi restaurada, incluindo toda a fachada até a cúpula de 50 metros de altura, e especialmente a escadaria central de sete andares que combina vários tipos de mármores italianos – sendo que três deles já estão extintos.

Rosewood London_Grand Marble Staircase 1 Rosewood London_Grand Marble Staircase 2

Inaugurado em 2013, o Rosewood já se posicionou como um dos melhores hotéis de luxo da capital britânica, com prêmios de diversas entidades do ramo. Situado próximo a Covent Garden, em Midtown, tem espaços abertos ao público, como o spa, os restaurantes e o Scarfes Bar, além de 11 áreas para eventos e uma charmosa feira de produtos orgânicos ao ar livre todos os domingos de manhã.

 

A suíte presidencial (com seu próprio CEP)

Rosewood London_Manor House Suite Living Area 1 Rosewood London_Manor House Suite Master Bathroom 1 Rosewood London_Manor House Suite Master Bedroom

Todo hotel cinco estrelas tem sua suíte presidencial, mas a Grand Manor House Wing extrapola o conceito: trata-se da única no mundo que tem seu próprio CEP. É composta por cinco suítes interconectadas além da principal, somando 585 metros quadrados, que podem ser acessados por uma entrada em separado e com elevador próprio. Decorada por Tony Chi, a ala presidencial conta ainda com adega privada, cozinha, biblioteca, lounges e uma banheira esculpida em mármore de Carrara (acima). Todo tipo de luxo está disponível para quem ali se hospeda, desde porteiro e mordomo particulares, flores sempre frescas, artigos de papelaria personalizado e serviço de fazer e desfazer malas, entre muitas regalias. A título de curiosidade: a diária da ala presidencial completa sai por 25 mil libras (R$ 100 mil).
Aberto aos londrinos

Holborn Dining Room (2)

As áreas de uso comum do Rosewood London são um convite ao convívio, como os restaurantes Holborn Dining Room (acima) e o Mirror Room (abaixo), que tem seu nome emprestado das centenas de espelhos nas paredes e no teto, que criam reflexos distintos a cada espaço.

Rosewood London_Mirror Room (5)
.

Já o Scarfes Bar (abaixo), projetado pelo designer Martin Brudnizki, homenageia o desenhista britânico Gerald Scarfes, autor da icônica capa do disco The Wall, do Pink Floyd, entre outros trabalhos. Ele define o bar como uma “galeria de arte particular”: além de obras suas, mil livros antigos ornam as estantes.

Scarfes Bar_Art

 

Para momentos de relax, o Sense Spa (abaixo) conta com sete salas de tratamentos estéticos e terapêuticos acessadas por passarelas de madeira sobre ondulações na água.

Sense Spa_Rosewood London_Relaxation Lounge

Veja mais fotos do Rosewood London:

  • Rose Bronze Entrance Gallery_Crop
  • Rosewood London_Courtyard no people
  • Rosewood London_Dining Room 2
  • Rosewood London_Executive Room
  • Rosewood London_Exterior 1
  • Rosewood London_Exterior1
  • Rosewood London_Garden House_Terrace
  • Rosewood London_Grand Premier Suite
  • Rosewood London_Lobby 3
  • Rosewood London_Lobby 4

 

Foto: Sérgio Vergara, divulgação

De uma garagem gigante ociosa surge uma área multiuso de lazer, introspecção ou convívio com ideias funcionais e estéticas

Foto Rafael Saldanha Duarte

Palestra gratuita no IAB-RS foca na arquitetura latino-americana