Confira projetos decorativos com paredes verdes dentro de casa

Soluções verticais de jardins são bem-vindas na decoração de interiores

O jardim vertical recheado de TEMPEROS FRESCOS não passa despercebido na cozinha projetada pelo arquiteto Roberto Rita
O jardim vertical recheado de TEMPEROS FRESCOS não passa despercebido na cozinha projetada pelo arquiteto Roberto Rita Foto: Felipe Carneiro

É notável que os jardins verticais têm ganhado cada vez mais espaço em projetos decorativos dentro de casa. Para profissionais da área, a solução aliada à tecnologia tem facilitado o planejamento de áreas verdes em áreas internas. Exemplos práticos aparecem em alguns ambientes da Mostra Casa&Cia Santa Catarina 2014, que destaca ideias bem adaptáveis. Na Cozinha da Terra, por exemplo, que tem assinatura do arquiteto Roberto Rita em parceria com a Dell’Anno, chama a atenção a parede com temperos ao alcance das mãos.

– Esta cozinha é totalmente funcional durante a exposição, podendo ser usada para pequenos eventos. Por isso pensamos numa parede de temperos frescos. Enquanto se prepara uma refeição, podemos colher na hora os temperos desejados – diz o arquiteto.

O sistema da parede verde é automático. Um reservatório de água acoplado ao painel leva por meio de uma bomba a umidade necessária até a planta. Para que a fotossíntese ocorra, a opção foi o uso de lâmpadas de vapor metálico direcionadas.

A arquiteta Bia Kubelka também levou um cantinho verde para o espaço Missão Casulo Feito Casa. Ela selecionou dois acessórios conhecidos como quadros vivos para ambientar a área perto da bancada gourmet.

– Tive como base a fotorremediação para escolher a espécie da planta. Por isso, usei jiboias, que têm a função de purificar o ar.

Os modelos que emolduram as plantas são de madeira teka. Um é automático, com rega por timer; e outro é manual. O interessante desse produto, segundo a arquiteta, é que existem peças de diferentes tamanhos e materiais. Além disso, os quadros vivos têm consultoria da empresa de mesmo nome, sobre as espécies mais indicadas para cada necessidade e sobre a manutenção.


QUADROS VIVOS decoram o cenário criado pela arquiteta Bia Kubelka na Mostra Casa&Cia SC 2014
Foto: FELIPE CARNEIRO

No ambiente A CASA DOS LARES DITOSOS, os tons de cinza estão nas paredes, no forro e no piso, e servem como base para o sofá laranja e o painel de marcenaria verde-oliva

Cinza, tom elegante e sóbrio, volta com tudo à decoração

Mostra Casa&Cia SC apresenta 58 ambientes em dois lugares na Grande Florianópolis