Dicas para fazer a manutenção da sua piscina no inverno

Foto: Danibat Fotografia
Foto: Danibat Fotografia

A temperatura baixa do inverno costuma afastar as pessoas das piscinas, mas os cuidados com a água e a estrutura do espaço precisam ser permanentes. A manutenção correta nos meses de frio garantirá que a piscina esteja em condições de uso quando os termômetros subirem. 

Analisar semanalmente a condição da água é o principal ponto ao qual os síndicos e os proprietários de imóveis devem estar atentos. Isso porque a não adição de cloro e demais produtos responsáveis por manter o pH e alcalinidade da água favorecem o surgimento de fungos, bactérias e algas, que podem causar micose, otite, vômito, diarreia e conjuntivite em quem tiver contato com o líquido.

– Há risco de virar criadouro para o mosquito da dengue – diz o bioquímico Fábio Forlenza, conhecido como “doutor piscina”.

Outra dica é ligar a bomba e o filtro da piscina por pelo menos quatro horas por dia ou instalar um timer na casa de máquinas que faça o acionamento. Isso contribuiu para fazer a filtragem e oxigenar a água. A revisão da casa de máquinas, por sua vez, deve ser realizada a cada seis meses.
Não é necessário esvaziar a piscina, pois, além do desperdício de água, isso pode ocasionar o deslocamento de pastilhas ou deformar a sua estrutura. (Agência Gazeta do Povo)

Foto: Danibat Fotografia

Foto: Danibat Fotografia

Praticidade em primeiro lugar
Para esta área externa de 29 metros quadrados de uma casa em um condomínio fechado em Xangri-lá (acima), a arquiteta Fabiana Damiani focou em revestimentos que demandassem pouca manutenção. Assim, o deque recebeu porcelanato que imita madeira e a parte interna da piscina de 2m x 2m e 90cm de profundidade, pastilhas cerâmicas. Dotado de sistema de aquecimento com termostato, o equipamento tem ainda ultravioleta (dispositivo junto ao filtro que ajuda a eliminar micro-organismos da água, reduzindo o uso de cloro)

Foto: Omar Freitas
Foto: Omar Freitas

Foto: Omar Freitas

Arquitetura em destaque
Chama a atenção de quem passa pela Rua Carlos Trein Filho, 900, no Bairro Bela Vista, na Capital, a piscina projetada pela arquiteta Caroline Kreling Mottin na saída da Casa Cor RS, que pode ser vista de fora da construção. É o destaque da área externa do ambiente Town House NY.
– O sistema construtivo em balanço é quando a estrutura permite não termos apoio em uma das bases, gerando a impressão de a estrutura estar flutuando. Neste caso, usamos vigas metálicas e concreto para a construção – conta a arquiteta.
Outro detalhe para garantir a segurança do equipamento foi a escolha do vidro, temperado e laminado. Com 2m50m de largura x 4m de comprimento, a piscina tem bordas e frente de mármore carrara polido e revestimento interno em porcelanato branco.

Foto: Omar Freitas

Fotos: Divulgação

O excêntrico designer Karim Rashid redesenha um mundo novo além do rosa-choque

Foto: Vanessa Bohn, divulgação

Dois projetos de área gourmet para receber amigos com praticidade e conforto