Como cuidar de flores e plantas no inverno

Amor-perfeito (foto abaixo) é uma das espécies que resistem bem a geadas

amorperfeito0074282e

Baixa temperatura não precisa ser sinônimo de ausência de flores. É preciso saber escolher e cuidar da manutenção das plantas para explorar o melhor de cada espécie. Há opções delicadas para colorir a sacada ou o jardim.
Amor-perfeito e primavera resistem a geadas, apesar de esta última precisar de sol, como as camélias. Já a azaleia não requer sol direto, tendo a floração no inverno.
Se o desejo é compor pergolados ou cercas-vivas, as glicínias são indicadas por conferirem beleza com suas pencas de cor vibrante.
– Flores alegram os ambientes, e o interessante é que nesta época do ano sua durabilidade aumenta – afirma a paisagista Lucia Manzano, salientando que, para mantê-las bonitas, é preciso trocar a água diariamente e deixá-las em locais frescos e ventilados.

Aproveite o frio para limpeza

Em locais frios, muitos arbustos e árvores interrompem seu processo de crescimento e “dormem” até a chegada da primavera, informa o Jardim das Ideias, da Stihl. Aproveite, então, para fazer podas de limpeza e formação nesta época, removendo galhos secos e malformados. Cuidado para não podar plantas que estão em flor ou com botões, mesmo que tenham perdido as folhas.

Outras plantas podem ser consideradas nesse tempo de preocupação com a finitude da água. Uma alternativa pode ser suculentas e cactos. Também para fins de economia de recursos naturais, veja no vídeo abaixo uma alternativa para soprar as folhas das calçadas sem varrer ou usar mangueira.

azaleia00957f21

A perene azaleia (acima) pode ser cultivada a meia-sombra

glicinia00118b28

Trepadeiras como a glicínia seguem bonitas

 

 

New York Times

Cidade italiana doa ou vende a preços baixos residências deterioradas – muitas abandonadas – a quem se dispõe a reformá-las

32 LOUNGE WJW  - Wagner Brasil e Jose¦ü Wilson Coronel - WJW 21

Veja cinco propostas de uso de lareiras ecológicas em ambientes de convívio