blocos no varal

Lu Gastal espalhou a sementinha: convidou suas amigas artesãs e alunas para uma aventura solidária, e dos quatro cantos do país vieram os quadrados de tecido. Foram mais de duzentos quadrados bordados, preparados a mão ou a máquina com todo o afeto, e entregues pelo correio ou pessoalmente. Cada participante colocou ali o seu carinho e a sua inspiração, e a equipe Lu Gastal juntou tudo, formando uma linda colcha, um patchwork de cores, amor e solidariedade. O belíssimo resultado dessa corrente de linhas, agulhas e afeto foi doado ao Instituto  do Câncer Infantil, e será leiloado em prol da instituição”.                                                                                                                                             Letícia Wierzchowski

blocosEm maio do ano passado foi lançada nas redes sociais lugastal a campanha COSTURE O BEM; distribuí retalhos de tecidos à participantes interessadas, e e a adesão foi incrível – em poucas semanas chegavam dezenas de blocos coloridos para formar a nossa primeira colcha de retalhos. Depois de alguns meses e bastante trabalho na montagem, a colcha foi finalizada,  formada com  diferentes tecidos e blocos de tecidos coloridos, vindos de vários lugares do país, costurados e bordados por diferentes mãos sob variados olhares – uma verdadeira tradução de amor e carinho incondicionais.   Cada pedaço de colcha tem uma história de amor e carinho!

retalhosMinha ideia inicial era promover um leilão, a fim de arrecadar fundos para uma instituição de caridade; mas infelizmente, por questões legais e de ordem, não foi possível realizá-lo. A colcha ficou guardada por algum tempo, até que, em 2015, foi doada para o Núcleo de Voluntariado do ICI –Instituto do Câncer Infantil. Esse grupo de voluntárias organizou uma Ação entre Amigos, e no dia 12 de dezembro próximo, a colcha de retalhos será entregue à quem detiver o número sorteado.

 Tenho certeza que cada uma das pessoas que trabalhou nesse projeto ficará orgulhosa em ver um pouquinho do seu carinho nessa ação conjunta; quem tiver interesse em participar do sorteio e colaborar com a instituição poderá adquirir seus números – voluntárias do Instituto do Câncer Infantil têm disponíveis listas com numerações, e também temos listas disponíveis  no estúdio lugastal – rua Eudoro Berlink 369. 

Um super beijo e minha gratidão à todos que abraçaram essa causa e enviaram seus blocos de patchwork;  à escritora Letícia Wierzchowski, que traduziu com palavras a essência do projeto; à fotógrafa Danibat, responsável por registrar as imagens e cores,   à artesã Fabiana Lauer, que finalizou o trabalho de quilt na colcha de retalhos e às voluntárias do ICI, que realizam o sorteio.

p.s: em breve iniciaremos a confecção da nova peça, interessadas em participar desse novo projeto escrevam para lugastal@lugastal.com.br, e coloquem no assunto “campanha costure o bem“- retornaremos o email com as informações de dias e horários de encontro!