Tradição e tecnologia: Cersaie faz uma visita ao passado

Feira internacional de produtos em cerâmica para o interior e design realizada na Itália tem contraste como palavra-chave

A Xgone Collection da
Mirage nasceu da ideia de realizar
uma coleção de cerâmica rica e
multicolorida
A Xgone Collection da Mirage nasceu da ideia de realizar uma coleção de cerâmica rica e multicolorida

É impressionante o número de expositores e artigos em mostra na Cersaie (feira internacional de produtos em cerâmica para o interior e design realizada em Bologna/Itália). A cada ano, é sempre possível identificar um ou mais temas transversais, capazes de influenciar imensamente o mercado e os consumidores, lançando novas modas. Do que vi, esta edição pareceu olhar mais para a tradição.

Depois do minimalismo, das superfícies homogêneas e os tons neutros de sempre, vi chegar a vontade de cor, com decorações e os grandes formatos, contaminados pelas atmosferas vintage e o desenho geométrico da Op Art ou ainda Maurits Escher. O estilo optical, porém, não é apenas em preto e branco, mas também vem com grafismos limpos de forte contraste, decorando o ambiente com precisão aritmética.

:: Casa&Cia Shopping: compre móveis sem sair de casa > Conheça nossa loja virtual

No produto, a palavra-chave foi contraste. Os materiais continuaram na tendência do mimetismo  (cerâmica imitando madeira, mármore, cimento etc) e a forma escolhida foi o hexágono. Peças com significados históricos que convidavam texturas, geometria, padrões misturados e o estilo neofolk a brincarem juntos nas coleções, criando looks exclusivos. Um delicioso patchwork visual.

Aqui, os produtos foram pensados para uma casa fresca, sem ranços estilísticos, mas caracterizada de uma forte personalidade distintiva, na qual os espaços internos vinham completamente decorados no estilo e no gosto de quem deverá morar nestas casas.

As superfícies, sempre inovativas e ecocompatíveis, de refinada qualidade estética, exprimiam de certa forma o melhor das tradições de cada país, com Itália e Espanha como guias mestres deste setor.

:: Casa&Cia Decora: quer um projeto personalizado gastando pouco? Veja a proposta do Decora

Na base deste mood a exigência de personalizar a própria casa com produtos sempre menos seriais e sempre mais adequados aos novos estilos de vida, mas também dinâmico, e onde – graças às novas tecnologias – é possível mudar velozmente o design da própria casa.

Destaco alguns representantes deste cenário

1 – A Cerâmica Sant’Agostino, junto à revolucionária coleção Flexible Architecture, de Philippe Starck, inseriu uma série de produtos onde a decoração e as cores tornaram-se protagonistas junto às superfícies. Ela se propõe como sistema arquitetônico porque combina diversas espessuras, superfícies e acabamentos, além de oferecer uma infinita possibilidade de composições.

2 – Já a Xgone Collection da Mirage nasceu da ideia de realizar uma coleção de cerâmica rica e multicolorida, cuja peculiaridade é a possibilidade de eliminar a percepção do elemento único ou a repetição serial dos módulos, a
favor da possibilidade de realizar superfícies com um desenho que apresente infinitas possibilidades de composições e cromias. (Capa)

3 – Bisazza, com o seu Contemporary Cement Tiles, foi inspirada pelas tradicionais peças de cimento, aqui reelaboradas em chave contemporânea, presentes nas casas italianas da segunda metade do Ottocento e dos primeiros anos do Novecento. Sempre na forma de cimento hexagonal, mas a seu modo, confiando na criatividade
de Paola Navone, Jaime Hayon, e Carlo Dal Bianco. A Op Art que vimos com os irmãos Mendini no stand da
Ceramica Refin alcança, aqui, o status de arte.

4 – Na Lea Ceramiche, a conhecida linha Slimtech – gres porcellanato nas espessuras de 3mm, 3,5mm e 5mm, que é o material de maior vanguarda destes anos – abriuse a novas experimentações (espessura 5Plus, por exemplo). Sua tecnologia da impressão digital Lealab, que consiste em máxima personalização e nitidez fotográfica de alta qualidade, deu origem a mais três novas séries: Timeless Marble, Absolute e Nest.

5 – A Marazzi apresentou várias propostas interessantes. Destaco a série Imperfetto que se inspira no dècor das velhas manufaturas de pratos, celebrando as pequenas irregularidades do trabalho artesanal através de efeitos de superfície que recordam as listras dos vasos feitos em um torno mecânico. Destaco ainda a linha  evolution Marble, que ficou tão boa quanto a da Lea Ceramiche, e, por fim, a MyStone, onde a pedra foi maravilhosamente mimetizada na cerâmica.

Curador da mostra Black e da exposição Modernos e Eternos, conta como nasceu essa ideia

CASA E CIA ANUARIO TOPO SITE (2)

Anuário Casa&Cia reunirá trabalhos de arquitetura nas categorias residencial e corporativa