Sugestões de mesas de Natal para crianças e adultos neste fim de ano

A designer de interiores Ana Campos, natural de Florianópolis, é daquelas pessoas que seguem a tradição no fim de ano. Natal, para ela, é um momento especial para reunir a família. Por isso, todos os anos a festa já tem lugar certo: a casa da mãe de Ana. E claro que a profissional não fica de fora dos preparativos para a noite da ceia.

– Gosto de me envolver e cuidar da decoração nos mínimos detalhes – diz.

Cuidado nos detalhes: Enfeites da árvore natalina foram dobrados e usados como portaguardanapo na mesa de toalha azul

A partir dos ambientes disponíveis na casa da anfitriã, Ana pensa nos cenários e cria mesas para atender e acomodar confortavelmente a todos os presentes, adultos e crianças. Nestas páginas, confira as propostas da designer para a passagem do dia 24 para 25 de dezembro.

:: Casa&Cia Decora: quer um projeto personalizado gastando pouco? Veja a proposta do Decora

Na sala de jantar, a cristaleira azul klein dá o norte ao décor da mesa principal para seis ou até oito pessoas. Se for preciso, as duas pontas podem ser ocupadas. A mesma é vestida pelo mesmo to, com uma toalha generosa. Uma noite especial, segundo Ana, pede louças igualmente diferenciadas.


Na mesa infantil, os copos são de acrílico para evitar riscos durante a ceia

– Para contrapor o azul, usei um conjunto da Versace rosa-antigo com perfis em dourado. O toque vermelho que remete ao Natal usei nos vasinhos com flores vermelhas – explica a designer.

Para as crianças, na faixa dos quatro aos 13 anos, Ana montou um espaço na área externa, mais próxima do gazebo e da piscina. A mesa de madeira de demolição com o centro giratório ganhou louças de acrílico para evitar acidentes se derrubados. Sousplats, pratos e copos têm estampa temática natalina, mais lúdica, pensada para os pequenos. Um carrossel centralizado finaliza a decoração infantil.

A festa prima pela união da família. As crianças aguardam a chegada do Papai Noel, e a janta ocorre faltando poucos minutos para a meia-noite.

:: Casa&Cia Shopping: compre móveis sem sair de casa > Conheça nossa loja virtual

– Claro que a confraternização sempre se estende bastante. Por isso, tem ainda uma mesa para a hora do caldinho verde, já na madrugada. Simples, mas aconchegante, para se alongar a conversa neste dia tão especial que é o Natal. O mais importante é podermos estar juntos de quem mais amamos – diz Ana.

Imprescindíveis: Castiçais com muitas velas e flores são as dicas da designer de interiores Ana para enfeitar as mesas

Natureza é a grande tendência de decoração de Natal para este mês de dezembro

O pensar - 
Les Mots a La Bouche
é a livraria mais
característica do Marais.
Um lugar para se passar
horas vendo títulos
curiosos que só têm ali.

Explorando Paris: Abreu Jr. compartilha mais detalhes da cidade Luz