Nomes e grifes que vão bombar no mercado de arquitetura e décor em 2015

Divulgação

Gente, eventos, marcas e materiais que prometem sacudir o mercado da arquitetura e do décor em 2015. Anote aí nomes imprescindíveis no calendário deste ano.

O arquiteto:
Osvaldo Tenório
mesinha

Da pernambucana Garanhuns para o escritório-galeria na Gabriel Monteiro da Silva (o eldorado brasileiro do décor), o arquiteto e designer de mão cheia coleciona teasers de sucesso como sua participação na Mostra Black e o design do hotel-boutique Kenoa, nas Alagoas, onde cresceu. Sua marca, Objeto Ocidental, com previsão de lançamento para maio, promete um sopro de originalidade no mercado premium com mesas, luminárias e outros objetos de desejo que mixam história e vanguarda, na melhor medida.

O paisagista:
Alex Hanazaki
paisagismo
Após a proeza de ser o primeiro brasileiro a abocanhar o prêmio de melhor paisagista do mundo pela ASLA (Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas), no final do ano passado, este paulista de Presidente Prudente não enxerga mais nenhuma fronteira para o seu trabalho. Em abril, apresentará, na Alemanha, o projeto especial de um jardim público na periferia de Berlin, entre outras demandas gringas. O céu é o limite!

O material: resina acrílica
corian

Lançado nos EUA na virada das décadas de 1960 para 1970, a resina acrílica conhecida como corian (patenteada pela DuPont) ganhou as bancadas da casa substituindo materiais como mármores, granitos e inox. Extremamente durável, de fácil manutenção e grande efeito visual, a matéria-prima vem caindo cada vez mais nas graças dos arquitetos e designers, que fazem planos mirabolantes com ela. Parceria da paulistana Nos Design com a catarinense Infinita Superfícies, a coleção Stone reedita peças expressivas da nossa produção contemporânea (como a mesa Fifties, de Guilherme Torres) em corian, perfeita para áreas externas.

O evento: SP Design
Ainda não é oficial, mas os burburinhos tomam conta do mercado. Para somar ao calendário nacional dos eventos balizadores de tendências e consumo no mercado das artes e do décor, Fernanda Feitosa, a toda-poderosa por trás da SP Arte (que rola em São Paulo de 9 a 12 de abril, reunindo as galerias mais importantes do circuito), concentra esforços para tirar do papel a primeira edição da SP Design, que tem tudo para ser um divisor de águas entre as mostras nacionais. Fique ligado.

A empresa Sierra
Localizada em Gramado, na Serra Gaúcha, naquelas bandas onde o Brasil tem cara de europa, o superpop grupo Sierra não deixa nada a dever às grandes movelarias estrangeiras. Com maquinário de primeiro mundo distribuído em mais de 70 mil metros quadrados de parque fabril e mão de obra qualificadíssima para arrematar o trabalho dos robôs com rigor artesanal, a empresa de André Tissot (ele próprio, um top designer) promete crescer e aparecer. Começou o ano com o lançamento da coleção Art Nouveau e articula parcerias do borogodó com nomes estelares do naipe de Sig Bergamin. Vem coisa chique por aí!

:: Leia mais colunas de Allex Colontonio 

Jonny Partos, Divulgação

Restaurante de comida japonesa tem projeto de interiores inspirado nos destaques da arquitetura oriental contemporânea

Carlos Edler

Passo a passo: aprenda a fazer uma bandeja de mosaico