Saiba como deixar uma casa alugada com a sua cara

As arquitetas Nathalia Tweedie e Laura Pasquali ajudam a escolher certo e economizar na hora de decorar um novo imóvel

Sofás de medidas compactas também são uma boa pedida pra quem mora de aluguel 
Foto: FELIPE CARNEIRO
Sofás de medidas compactas também são uma boa pedida pra quem mora de aluguel Foto: FELIPE CARNEIRO

Decorar um imóvel alugado e deixá-lo com a sua cara, sabendo que ele deverá ser devolvido igual a como você recebeu, é um grande desafio. As dicas das arquitetas Nathalia Tweedie e Laura Pasquali vão orientá-lo a escolher certo e economizar na hora de mudar de casa ou apartamento sem abrir mão de ter um cantinho arrumado. Pintura é uma dúvida comum.

A parede pode ser pintada, mas se ela é branca e você escolher um tom escuro, vai precisar de muitas demãos para devolver o imóvel com a cor original ? isso sai caro. Em vez de tinta, as profissionais sugerem abusar de cores em móveis e objetos. Se fizer questão de dar cor à casa, o papel de parede é uma opção prática e de fácil remoção.

– Pode ser usado direto na parede ou em chapas de MDF –  indicam as sócias do escritório Tweedie + Pasquali. Adesivos são outra alternativa para tapar eventuais superfícies mal conservadas pelo proprietário ou que não lhe agradem. Há muitas opções para aplicar em paredes ou azulejos, por exemplo. Se o piso não é do seu agrado, já que não é possível trocá-lo, a sugestão é cobrir a maior parte possível com aconchegantes tapetes.

Cortinas também ajudam a dar cor ou disfarçar alguma área: fazendo com tecido maior que a janela, poderá adaptá-la mais fácil na sua futura casa própria. O mesmo vale para os móveis. Evite os que são muito grandes ou sob medida, que não poderão se mudar com você. Invista em peças soltas e de medidas mais compactas. Sofás modulados e mesas encaixadas, por exemplo, permitem novas montagens e resistem à mudança de endereço. Escolha também uma poltrona ou cadeira diferenciada:

– Valem o investimento e dão personalidade. E como investir na iluminação sem alterar a parte elétrica -Luminárias criam pontos de luz sem mão-de-obra. Se quiser alterar a disposição das lâmpadas no teto, aposte em trilhos com spots – aqueles de estúdio de TV – que não interferem na laje. Quadros encostados em móveis ou nas paredes evitam os furos nas paredes. Por fim, espalhe seus objetos de seu gosto e vasos de flores pela casa. Pronto: agora você pode chamar a casa alugada de lar.

CINCO DICAS ESSENCIAIS 

– Paredes e revestimentos: aposte em papel de parede e adesivos ao invés de tinta – Iluminação: opte por luminárias e abajures para criar pontos de luz
– Móveis: escolha peças que podem se adaptar a diversos ambientes
– Um bom tapete pode disfarçar um piso desgastado sem precisar de reforma
– Cortinas de tecido maior que o vão da janela podem ser levadas a outro imóvel sem ficarem curtas – Objetos decorativos, livros, quadros e espelhos dão cor e personalidade para a sua casa

dog

Hotel de Miami tem tratamento especial para hóspedes humanos e caninos

Dicas para escolher papéis de parede para sua casa