TOP 5: saiba como decorar cozinhas de diferentes estilos

Uma boa dose de criatividade pode transformar o ambiente em um dos mais importantes da casa

Vanessa Bohn / Bohn Fotografias
Vanessa Bohn / Bohn Fotografias

Clean, descontraída ou tradicional:  a cozinha pode assumir um papel protagonista na decoração da casa com qualquer estilo, se transformando no local para receber amigos e curtir bons momentos.

Confira projetos de diferentes estilos, tamanhos e bolsos e para criar o seu próprio ambiente.

Amigos em casa

Para receber amigos, o ideal é integrar a cozinha com outros ambientes e obter ter mais espaço.  O jovem casal de proprietários deste apartamento no bairro Petrópolis, na foto acima, queria cozinhar em companhia dos convidados. Para isso, a arquiteta Alessandra Bonotto Hoffmann Paim uniu o ambiente com a sala de estar e criou uma ilha gourmet com bar e bancada, utilizando uma churrasqueira pré-moldada para facilitar a instalação. Por se tratar de um imóvel no último andar, a instalação da churrasqueira foi mais fácil. Mas mesmo em outros pavimentos, com planejamento, é possível acrescentar churrasqueira à cozinha.

Rodrigo Yoshioka / Divulgação

Rodrigo Yoshioka / Divulgação

Colorido para alegrar

Foi-se o tempo em que o único caminho possível para a cozinha eram armários brancos ou em tons pastel. As propostas atuais vão de combinações com surpreendentes azuis até os quentes laranjas e vermelhos. Com as mudanças comportamentais do fim do século 20 e a reorganização da estrutura familiar, a cozinha se transformou, sendo a cor um ponto vital na atualização do ambiente. Panelas, bancadas, eletrodomésticos, pisos e paredes coloridos trazem irreverência e alegria à cozinha, renovando o status de “coração da casa”.

Na foto, o alaranjado tangerine tango, confere vivacidade para a cozinha no Loft do Executivo, do escritório de Porto Alegre Edgar Casagranda Arquitetura, na Casa Cor em São Paulo.

cozinha 5

Tradição renovada

A cozinha pode ser moderna e ainda ter alma e memória. Para isso, objetos clássicos e móveis que você herdou da família  podem cair bem. O projeto Cozinha da Vovó dos arquitetos Jessica de Carli e Felipe Azevedo traz essa visão da cozinha familiar, com memória afetiva, sem perder a modernidade.  Eles usaram o porcelanato com aparência rústica e rejunte de pedra vulcânica no chão, dois tipos de papel de parede, azulejos pintados à mão e bancos com o clássico enconsto de palhinha.

Tadeu Vilani

Tadeu Vilani

Descontração em madeira

Para deixar o ambiente descontraído, abra mão da cerâmica e aposte na marcenaria e em objetos com personalidade. Na cozinha desta jovem produtora de moda, a marcenaria sob medida e o piso de cimento deu estilo moderno ao ambiente. A mesa amarela e o quadro de recados dão personalidade ao local.

cozinha 4

União de espaços

Cozinhas integradas às salas de estar estão em alta e são ótimas para receber convidados, mas também têm seus problemas. O cheiro da comida ou ainda os barulhos podem incomodar quem está no outro cômodo. Para solucionar essas questões, os arquitetos Daniela Zaffari e Geraldo Collares, do escritório Zaffari & Faria Arquitetura, optaram por uma cozinha integrada com porta de correr neste apartamento da Bela Vista, em Porto Alegre.

As divisórias deslizantes da cozinha têm frente de vidro e se integram perfeitamente ao décor geral. Auxiliam a ter o melhor dos dois mundos, integrando a cozinha quando necessário ou isolando-a e permitindo que as funções necessárias sejam feitas longe dos olhos dos visitantes

Marcelo Oliveira/Agência RBS

Arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes deram dicas para decorar o primeiro apartamento no evento Casa&Cia Talks

cozinha romantica (8)

Cozinha romântica: cores alegres contrastam com mobiliário rústico