Fotos Eleone Prestes Fotos Eleone Prestes

Porto Alegre tem tido inaugurações e coquetéis comemorativos de novas lojas, o que demonstra que este mercado está em movimento, apesar da inegável crise que inclusive é econômica por que passa o Brasil. Eu sei que as grandes decisões são tomadas a médio prazo e que, portanto, a maioria dos pontos de venda sendo abertos agora são resultado de definições anteriores ao olho do furacão. Contudo, eu penso que as empresas/negócios que se esconderem hoje despencarão ladeira abaixo e as que se mantiverem em movimento, à tona, quando a situação geral melhorar darão um salto em relação às demais, se é que estas já não terão desaparecido.

Estive com o casal fundador da Tok & Stok, Régis e Ghislaine Dubrule, dentro da nova Tok & Stok Compact (que de pequena não tem nada: 1,1 mil metros quadrados de loja com produtos bacanas) na área da expansão do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, aberta nesta quarta-feira de manhã para convidados (foto de abertura deste post). Ele também tem essa percepção de que é preciso ir em frente. Conheci (ou reconheci, não tenho certeza) o filho – primogênito de cinco – Paul, responsável pela expansão da rede que vai continuar ocorrendo, mas com uma velocidade menor do que a prevista pelo menos a curto prazo. Paul lembra dos tempos de criança em que os pais trabalhavam tanto que ele chegou a dormir na vitrina de uma das lojas. A família é incrível e Ghislaine, como grande parte das francesas, é elegantérrima e magérrima. E Régis, uma simpatia. Lembro que entrevistei o casal em 1990, no restaurante Il Gato Pardo (será que tem o Il?) quando estava sendo aberta a Tok & Stok na Rua 24 de Outubro.

Zara Home

Zara Home

Bem, outras lojas de décor & cia. também entraram expansão do hopping Iguatemi em Porto Alegre. A Zara Home deu o ar da sua graça em Porto Alegre, na frente da outra Zara já conhecida dos gaúchos. Sugiro prestar atenção na setorização por cores: cinza, azul, branco, toques de cor como amarelo, etc. Duvido que alguém saia de uma dessas lojas – Zara ou Tok & Stok – sem uma sacolinha.

Nessa área home nova, tem ainda a Riachuelo Casa, com produtos a preços competitivos que valem uma investigação já nesta primeira semana. Isso para ver o que comprar em cada uma. O mix do Iguatemi conta ainda com a Camicado, que amplia a linha em relação às anteriores, chegando até às panelas, e mais a deliciosa Alfaias e a M Martan, com uma coleção que inclui os produtos como os tradicionais Casa Moysés.

Riachuelo Casa

Riachuelo Casa

Bem, em lojas de rua, a EXS, de equipamentos para cozinha e gourmeteria celebrou seus 20 anos em loja nova, na Avenida Berlim, e a Vértice Iluminação apresentou a casa mais nova ainda na Avenida Paraná. Mais à Leste, a Import Plus recebeu a Tidelli na sua loja na Rua Ijuí, em um casamento aberto, em que cada marca tem a sua vida própria e não disputa beleza. Tem espaço para ambas, com a expansão para os fundos do espaço que também tem a contemporânea cara de galpão, como as duas anteriores.