Fotos Eleone Prestes Fotos Eleone Prestes

Milan Design Week é uma maratona de design com um tempero de gastronomia e moda. Este ano, a temporada de design encerrada domingo lotou a cidade que lança tendências para o mundo. Na torre de babel havia menos sotaques brasileiro e mandarim, mas alemão, japonês, francês e italiano, entre os mais conhecidos, compensavam a falta no grande burburinho característico dos principais pontos da cidade.

Além do Salone, a feira do móvel que é o evento âncora da Design Week, a programação paralela FuoriSalone é instigante porque surpreende e vai um pouco além do óbvio do mercado já consolidado. Apesar de fazer parte do catálogo do design, a Moooi – do criativo Marcel Wanders – sempre é estimulante para quem gosta de se deixar levar por vivências proporcionadas por um único produto disposto de uma forma inusitada, um ambiente ou uma instalação de luminárias figurativas. Como estas abaixo, criadas por Umut Yamac. De piso, pendente, de mesa, arandela: havia todas as possibilidades expostas em diferentes pontos do showroom na Zona Tortona. Veja mais uma foto abaixo:

EleonePrestes3

 

EleonePrestes5

Luminárias de Tom Dixon e superfícies Caesarstone se fundiram em uma instalação gigante com recantos espalhados dentro da arquitetura de cinema da Rotonda della Besana. Era o The Restaurant by Caesarstone and Tom Dixon, espaço que foi aberto uma noite para a festa da temporada com direito a conhecer o lado músico do designer. Durante o dia, era um ponto de visitação da agenda FuoriSalone. Chamava atenção a disposição das luminárias: Dixon não apenas cria peça por peça, mas também sabe imaginar e propor o efeito das suas obras usadas em grupos.

EleonePrestes1

Na sala de imprensa da Università degli Studi di Milano, mais uma vez a ousadia do arquiteto Mac Stopa hipnotizou pela composição de grafismos e módulos, dando a sua interpretação para o tema Open Borders. Piso, teto, paredes e estofados estampados chegavam ao ápice nas poltronas e mesas da Drum Collection by Stopa, para a Cappellini, em branco e preto com composição gráfica em harmonia com as formas dos móveis.

EleonePrestes6

A grife Mogg mostrou em um espaço temporário junto ao Museo delle Culture, o MUDEC, uma versão de amarrações para uma poltrona. Essa solução simples, que muda a cara de um estofado básico, vem sendo explorada há algum tempo e sempre tem novas possibilidades.Este ano, havia este modelo na Zona Tortona e outros na Ventura Lambrate, um laboratório de usos de materiais e processos de criação.

EleonePrestes4