Jean Nouvel chegando à obra da Torre Rosewood

O arquiteto francês chegou como uma estrela na obra na Cidade Matarazzo nesta quinta no começo da tarde. Os jornalistas já esperavam reunidos, contribuindo com alguma coisa sua dentro de uma cápsula do tempo que, com a presença de Jean Nouvel, foi enterrada no canteiro de obras. Alexandre Allard, presidente do Grupo Allard comandou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do hotel palácio Rosewood São Paulo, na Cidade Matarazzo. Depois, todos subiram para o prédio que foi a maternidade do Hospital Matarazzo para a entrevista coletiva. Falei novamente com Nouvel mais tarde, em um terraço, onde inclusive tietei o autor do Louvre Museum Abu Dhabi, a Fundação Cartier e a Serpentine Gallery, de Londres, cuja ampliação foi feita por Zaha Hadid. Ele lamentou a morte dela, recém-chegado de uma reunião em Nova York onde ela também estaria.

Nouvel contou como será a torre Rosewood que será inaugurada em 2018. Paciente, falou em francês sobre o conceito do edifício paisagem, com apartamentos, suítes e hotel na área com vários prédios que serão restaurados. O arquiteto disse que considera história, geografia e cultura ao criar um projeto.

Philippe Starck fará os interiores dos espaços, em sintonia com Nouvel. Sempre paciente, Nouvel foi elegante até ao responder à minha pergunta sobre os projetos de interiores adicionados aos seus projetos. Ficou desconfortável com o que classifica como um pesadelo. E citou o caso de um prédio em Paris que resultou esquizofrênico por não ter nada a ver com sua Arquitetura. Para Nouvel, tudo é Arquitetura, cada uma na sua escala. Não tem interiores ou Urbanismo. Tem Arquitetura.

Na sexta-feira, Jean Nouvel conversou, sentado em uma cadeira Oscar Niemeyer, com a mediação de Raul Juste Lores, jornalista da Folha de São Paulo, e do arquiteto Fernando Serapião, editor da revista Monolito, no Talks Arquitetura, ocorrido no Auditório do Ibirapuera Oscar Niemeyer, em plena obra arquitetônica do sinônimo de arquitetura brasileira. Assisti, maravilhada, da primeira fila, mais uma vez, o arquiteto francês falar. Um privilégio.

Talks Arquitetura com Jean Nouvel no Auditório do Ibirapuera