Casa&Cia - ir para home

Destino: Museu do Design, em Milão

00accfb0

Triennale di Milano é o nome do Museu do Design de Milão, onde abriu ontem e vai até 16 de abril, começando nesta Design Weekend, a segunda edição da exposição The Art of Living, desta vez com o tema Visioni Domestiche tra Design e Decorazione. Uma visita ao museu é destino obrigatório para quem vai ao Salão Internacional do Móvel de Milão e este programa é imperdível pelos nomes e proposta envolvidos. Pelas imagens, o design de superfície está bombando. Um equilíbrio entre cor, textura,design e decoração fará parte da mostra organizada por Ico Migliore e Mara Servetto, da Migliore+Servetto Architects.

A excelência do design contemporâneo e a nova linguagem da decoração é contada ao mostrar a evolução do modo de viver em casa por meio do trabalho de 35 designers e arquitetos no Salone d’Onore.São eles: Alessandro Mendini, os brasileiros Fernando e Humberto Campana e mais Karim Rashid, Piero Lissoni, Yves Béhar, Aldo Cibic, Claesson Koivisto Rune, DimoreStudio, Rodolfo Dordoni, Johanna Grawunder, Constance Guisset, Afredo Häberli, Jaime Hayon, Giulio Iacchetti, Stella Jean, Formafantasma, Front, Kuehn Malvezzi, Mathieu Lehanneur, Ross Lovegrove, Italo Lupi, India Mahdavi, Emiliana Martinelli, Jean-Marie Massaud, Migliore + Servetto Architects, Mischer’ Traxler, MVRDV, Paola Navone, David Nosanchuk, Scholten & Baijings, Studio Job, Matteo Thun, Kiki van Eijk, GiorgioVigna e Bethan LauraWood.

00acd7a9

Satélite brasileiro em Milão

Além dos brasileiros com peças no Salão Internacional do Móvel de Milão e na programação Fuorisalone, a arquiteta Érica Giacomelli apresentará no Salão Satélite da Feira Internacional do Móvel de Milão, de 14 a 19 de abril, um ambiente: o projeto Cappellini International Lounge, criado para o Istituto Marangoni, tradicional escola de moda e design do mundo (leia-se designer Giulio
Cappellini). Entre os alunos da instituição, a jovem brasileira, em parceria com o estudante espanhol Javier Velo e o russo Kirrill Ivko, foi escolhida para apresentar um projeto de modelo para um lounge de aeroporto internacional para três cidades diferentes: Milão, Miami e Tóquio.

Fluidez, topografia, desenho de paisagem e formas orgânicas,com toques de inspiração em Burle Marx, marcam a obra.

00accfb0

Você também vai gostar

Na TV: as tendências apresentadas na Serra Gaúcha

00abb6a5

Eleone Prestes foi à Serra Gaúcha conferir as novas coleções que reúne tendências do mundo dos móveis.

 

Você também vai gostar

Cozinha retrô, urbana ou contemporânea?

blog_eleone (3)

Tudo pode SER. Isso, se depender da oferta da indústria moveleira. Na semana passada, estive na fábrica da Todeschini, em Bento Gonçalves, e conferi de perto as novidades para este ano. Tem uma cozinha vintage, reeditada dentro dos parâmetros da tecnologia atual. Reparou no tom de amarelo? Bem, os neutros da hora – tons de cinza – não faltam em propostas limpas e contemporâneas de ambientes de dormitório e estar com lugar para tudo (até uma área telada para esconder o som dentro do armário. Agora, a representante do universo urbano é o ambiente de cozinha com um acabamento que remete ao metal oxidado. Usado com outros materiais, fica atual e quente.

blog_eleone (1)

Claro está que o material pode fazer bonito também em propostas de áreas sociais. Observe ainda a solução das laterais da ilha com adegas e o fogão industrial. Este remete à nossa memória afetiva, ao tempo dos fogões à lenha, talvez pela rusticidade. Há também ambientes de escritório com painéis ripados de madeira que fazem sucesso em mostras de décor, conforme o gerente de marketing, Felix Augusto Polo.

blog_eleone (2)

Você também vai gostar

Poltrona no balanço do luxo

Poltrona

Ela tem passaporte italiano e responde pelo nome de Re-Vive.Trata-se da poltrona do Grupo Natuzzi que já recebeu o prêmio inovação da Maison Objet. Quem conta da chegada da novidade na Capital é a Simone Gobbi (leia-se Gobbi Novelle).

A poltrona reclinável reage de forma intuitiva aos movimentos do corpo humano, conforme o projeto de Kent Parker, designer chefe da Formway Design Studio, da Nova Zelândia. Entre as opções em couro natural e em tecido há em marsala, a cor do ano pela tabela Pantone. Ainda para 2015 a Natuzzi prevê uma parceria com artistas brasileiros para customizar uma coleção de Re-Vive. Já fiquei roxa de curiosidade.

Você também vai gostar

Design Sustentável: confira as luminárias de Adriana Yazbek na Craft Design

luminárias (1)

Emana magia das luminárias de Adriana Yazbek. As suas esculturas de luz são objetos de design e desejo – antes apenas de papel japonês (e já eram fantásticas) – agora as Estrelares têm tecidos e LEDs. Isso sem falar nos adereços de uso pessoal.

luminárias (3)

Este espaço com a obra da arquiteta, cenógrafa e designer fez bonito na Craft Design. Quem quiser ver mais pode recorrer ao livro Desafios do Design Sustentável Brasileiro, com a curadoria do Waldick Jatobá.

luminárias (4)

 

luminárias (2)

Vitrine que está dando o que falar

Vitrinas da loja Altero em Porto Alegre projetada pela BG Arquitetura Altero, Divulgação

Este trabalho é da BG Arquitetura para a loja Altero da Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre. De um catálogo dos maiôs Catalina Mádia Santos Borges e Cynthia Garcia retiraram a inspiração para as pin-ups que recebem os visitantes da loja, desde o totem junto ao estacionamento até as duas laterais da Altero. O clima feminino fugiu do óbvio rosa e partiu para o azul-tiffany. Esta é a primeira vitrina assinada da loja. Se foi um teste, funcionou. Todo mundo amou e a estreia foi prestigiada pela alta cúpula da empresa gaúcha.

Você também vai gostar

Evento com o chef argentino Eduardo Chakall na Capital gaúcha

Divulgação

Este é o chef argentino Eduardo Andrés Chakall. O muchacho é apresentado como irreverente, aventureiro e jornalista (e entrevistado recentemente pela revista Forbes) formado pela Universidad del Salvador.

Pois além de estar na Expo Revestir, em São Paulo, no estande da Cosentino, no Cooking Show, ele virá a Porto Alegre para um evento fechado. A iniciativa é da Cosentino/Silestone, em parceria com a De Carli Selected Stones. Bem,o chef vai estrelar um encontro fechado com arquitetos e empresários a realizar-se no showroom De Carli nesta quinta-feira à noite, às 19h (fone 51 3061-7530).

Quem for, conhecerá de perto o Dekton, uma nova superfície ultracompacta que une inovação tecnológica e design e características de qualidade superior. Chakall tem três livros de receita, como o Receitas Rápidas para o Bom Humor. (Meninas, o cara cozinha e ainda é bem-humorado!)

Você também vai gostar

A homenagem do designer Paulo Alves a Iberê Camargo

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Paulo Alves é um designer inquieto e ligado no mundo, a partir do seu estúdio na Vila Madalena, em São Paulo. Esta estante, de edição limitada, feita de sarrafos reciclados de jacarandá e MDF com laminado melamínico, se chama Iberê, em homenagem ao centenário do maestro Iberê Camargo.

Foto: Divulgação

Aliás, Paulo Alves quer doar uma das unidades (são três e uma prova do artista) à Fundação Iberê Camargo. A peça está tombada em dois livros recém-lançados. São eles Inéditos: Design-Arte New and Unique: Design-Art e o comemorativo Paulo Alves – este livro em comemoração aos 20 anos de carreira do designer.

Nesse panorama da sua obra, publicada pela editora Olhares, Paulo Alves conta com o fundamental patrocínio da catarinense Butzke que tem peças desenvolvidas com exclusividade para a marca por vários designers nacionais.Tanto a fabricante quanto o designer priorizam o trabalho com madeira e têm em conjunto coleções sólidas e premiadas. A primeira, de 2013, o banco Charlotte (abaixo), homenageia a designer francesa Charlotte Perriand.

Foto: Victor Affaro, Divulgação

Você também vai gostar

Na TVCOM: um pouco de Abup Show, Paralela Gift e tendências para 2015

(Crédito: Eleone Prestes) (Crédito: Eleone Prestes)

Voltei do 30º Abup Show, em São Paulo, cheia de novidades e inspirações na bagagem. No programa TVCOM Tudo+ da última semana, falei sobre o que eu encontrei na feira realizada de 21 a 24 de fevereiro, além de comentar as peças e obras da Paralela Gift – também na capital paulista.

A apresentadora Gabriella Bordasch pediu para eu citar algumas das tendências nas áreas da arquitetura e do design de interiores para 2015. O meu destaque foi a mistura de estilos. Dá para unir algumas referências do campo, da praia e de lembranças de viagens pelo mundo sem pesar na decoração da casa? Dá. A ideia é criar essa interatividade.

Perdeu a transmissão na TVCOM? Não tem problema. É só assistir ao vídeo abaixo.

Você também vai gostar

Prato lúdico

Foto: Eleone Prestes

Adorei este prato da French Bull exposto pela Quadrifoglio no 30º Abup Show, feira de lançamentos realizada de 21 a 24 de fevereiro em São Paulo, no Centro de Eventos Pro Magno. Ao estimular o giro da peça, o efeito ótico é divertido. Além da estampa ser linda, com aquele ar de efeito de torno, a novidade tem essa peculiaridade.

Olha aqui o vídeo que eu fiz.

Casa&Cia - ir para home