Semana da Casa

Fotos Eleone Prestes Fotos Eleone Prestes

Porto Alegre tem tido inaugurações e coquetéis comemorativos de novas lojas, o que demonstra que este mercado está em movimento, apesar da inegável crise que inclusive é econômica por que passa o Brasil. Eu sei que as grandes decisões são tomadas a médio prazo e que, portanto, a maioria dos pontos de venda sendo abertos agora são resultado de definições anteriores ao olho do furacão. Contudo, eu penso que as empresas/negócios que se esconderem hoje despencarão ladeira abaixo e as que se mantiverem em movimento, à tona, quando a situação geral melhorar darão um salto em relação às demais, se é que estas já não terão desaparecido.

Estive com o casal fundador da Tok & Stok, Régis e Ghislaine Dubrule, dentro da nova Tok & Stok Compact (que de pequena não tem nada: 1,1 mil metros quadrados de loja com produtos bacanas) na área da expansão do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, aberta nesta quarta-feira de manhã para convidados (foto de abertura deste post). Ele também tem essa percepção de que é preciso ir em frente. Conheci (ou reconheci, não tenho certeza) o filho – primogênito de cinco – Paul, responsável pela expansão da rede que vai continuar ocorrendo, mas com uma velocidade menor do que a prevista pelo menos a curto prazo. Paul lembra dos tempos de criança em que os pais trabalhavam tanto que ele chegou a dormir na vitrina de uma das lojas. A família é incrível e Ghislaine, como grande parte das francesas, é elegantérrima e magérrima. E Régis, uma simpatia. Lembro que entrevistei o casal em 1990, no restaurante Il Gato Pardo (será que tem o Il?) quando estava sendo aberta a Tok & Stok na Rua 24 de Outubro.

Zara Home

Zara Home

Bem, outras lojas de décor & cia. também entraram expansão do hopping Iguatemi em Porto Alegre. A Zara Home deu o ar da sua graça em Porto Alegre, na frente da outra Zara já conhecida dos gaúchos. Sugiro prestar atenção na setorização por cores: cinza, azul, branco, toques de cor como amarelo, etc. Duvido que alguém saia de uma dessas lojas – Zara ou Tok & Stok – sem uma sacolinha.

Nessa área home nova, tem ainda a Riachuelo Casa, com produtos a preços competitivos que valem uma investigação já nesta primeira semana. Isso para ver o que comprar em cada uma. O mix do Iguatemi conta ainda com a Camicado, que amplia a linha em relação às anteriores, chegando até às panelas, e mais a deliciosa Alfaias e a M Martan, com uma coleção que inclui os produtos como os tradicionais Casa Moysés.

Riachuelo Casa

Riachuelo Casa

Bem, em lojas de rua, a EXS, de equipamentos para cozinha e gourmeteria celebrou seus 20 anos em loja nova, na Avenida Berlim, e a Vértice Iluminação apresentou a casa mais nova ainda na Avenida Paraná. Mais à Leste, a Import Plus recebeu a Tidelli na sua loja na Rua Ijuí, em um casamento aberto, em que cada marca tem a sua vida própria e não disputa beleza. Tem espaço para ambas, com a expansão para os fundos do espaço que também tem a contemporânea cara de galpão, como as duas anteriores.

Você também vai gostar

Receita da cozinha moderna

Fotos Eleone Prestes Fotos Eleone Prestes

Na EuroCucina, no Salone del Mobile de Milano, havia uma tendência de misturas e contrastes. Quando o ambiente era cozinha, não podia faltar madeira misturada a brancos, pretos, cinzas e cores pontuais, como o amarelo. Às vezes, com estampas.

Neste caso, a parede da cozinha tem parte da estrutura de tijolos e cimento do reboco exposta, sem a menor preocupação em esconder imperfeições. É o mundo mais do que real na moda.

O salão foi realizado durante a Milan Design Week, este ano com a EuroCucina (cozinhas e banheiros também). Ano que vem, será a vez da Euroluce, de iluminação e o salão será realizado antes, de 4 a 9 de abril.

BlogEleone3

BlogEleone2

Você também vai gostar

Sobrevoo rápido

Fotos Eleone Prestes Fotos Eleone Prestes

Milan Design Week é uma maratona de design com um tempero de gastronomia e moda. Este ano, a temporada de design encerrada domingo lotou a cidade que lança tendências para o mundo. Na torre de babel havia menos sotaques brasileiro e mandarim, mas alemão, japonês, francês e italiano, entre os mais conhecidos, compensavam a falta no grande burburinho característico dos principais pontos da cidade.

Além do Salone, a feira do móvel que é o evento âncora da Design Week, a programação paralela FuoriSalone é instigante porque surpreende e vai um pouco além do óbvio do mercado já consolidado. Apesar de fazer parte do catálogo do design, a Moooi – do criativo Marcel Wanders – sempre é estimulante para quem gosta de se deixar levar por vivências proporcionadas por um único produto disposto de uma forma inusitada, um ambiente ou uma instalação de luminárias figurativas. Como estas abaixo, criadas por Umut Yamac. De piso, pendente, de mesa, arandela: havia todas as possibilidades expostas em diferentes pontos do showroom na Zona Tortona. Veja mais uma foto abaixo:

EleonePrestes3

 

EleonePrestes5

Luminárias de Tom Dixon e superfícies Caesarstone se fundiram em uma instalação gigante com recantos espalhados dentro da arquitetura de cinema da Rotonda della Besana. Era o The Restaurant by Caesarstone and Tom Dixon, espaço que foi aberto uma noite para a festa da temporada com direito a conhecer o lado músico do designer. Durante o dia, era um ponto de visitação da agenda FuoriSalone. Chamava atenção a disposição das luminárias: Dixon não apenas cria peça por peça, mas também sabe imaginar e propor o efeito das suas obras usadas em grupos.

EleonePrestes1

Na sala de imprensa da Università degli Studi di Milano, mais uma vez a ousadia do arquiteto Mac Stopa hipnotizou pela composição de grafismos e módulos, dando a sua interpretação para o tema Open Borders. Piso, teto, paredes e estofados estampados chegavam ao ápice nas poltronas e mesas da Drum Collection by Stopa, para a Cappellini, em branco e preto com composição gráfica em harmonia com as formas dos móveis.

EleonePrestes6

A grife Mogg mostrou em um espaço temporário junto ao Museo delle Culture, o MUDEC, uma versão de amarrações para uma poltrona. Essa solução simples, que muda a cara de um estofado básico, vem sendo explorada há algum tempo e sempre tem novas possibilidades.Este ano, havia este modelo na Zona Tortona e outros na Ventura Lambrate, um laboratório de usos de materiais e processos de criação.

EleonePrestes4

 

Você também vai gostar

Exposição da Moooi emociona com cenários artísticos e peças novas e de catálogo

Eleone Prestes Eleone Prestes

Quem vai ao Salone de Milano durante a semana do design tem que passar na Zona Tortona e visitar a mostra temporária da marca comandada pela genialidade de Marcel Wanders. Em vários pontos, chamam a atenção as luminárias de Umut Yamac, figurativas, com pássaros empoleirados.

Você também vai gostar

Hoje abre o Salone de Milano

eleone prestes no salão de milão

Nesta terça-feira, o público que vai para a Milano Design Week dá uma trégua na programação Fuori Salone e vai até Rho Fiera, a uns 45 minutos de metrô, para ver o salão, a eurocucina e o salão satélite. A programação fora do salão é bárbara, mas a gente tem que reservar nem que seja um dia para ver o Salone del Mobile de Milano. E depois voltamos a nos espraiar pela cidade e ver realidades dante nunca vistas. Com direito a um happy hour com spritz, é claro, o drinque da cidade.

Utilidade pública: curso da ONG Mulher em Construção

Transcrevo aqui os dados sobre o curso de construção civil para mulheres

 A ONG Mulher em Construção, com apoio da Associação Cultural Vila Flores Womanity Fondation, oferece, aos sábados, de 16 de abril a 11 de junho, das 9h às 17h, Oficina de Noções Gerais de Construção Civil, na Vila Flores (Rua São Carlos, 765), em Porto Alegre. As aulas teóricas e práticas, destinadas a profissionais da construção civil e demais interessadas, vão mostrar como fazer, orientar e avaliar  trabalhos na construção civil. Fazem parte do conteúdo, medição e levantamento fotográfico, memorial descritivo, assentamento de tijolos, troca de cerâmica, instalação de rede de água fria, conserto de vazamentos, troca de resistência de chuveiro, reparo de tomadas elétricas, preparação de parede para pintura. Valores: R$ 1.500 os 8 módulos ou R$ 450 por módulo. Inscrições: criadorasnaobra@gmail.com

Informações: (51) 9532-2802

Jean Nouvel na Cidade Matarazzo

Jean Nouvel e equipe francesa da construção e projeto da Torre Rosewood na Cidade Matarazzo

O arquiteto francês Jean Nouvel, escolhido para projetar a Torre Rosewood, na Cidade Matarazzo, em São Paulo, empreendimento do Grupo Allard, brindou com o presidente Alexandre Allard, a equipe da obra e jornalistas no dia em que simbolicamente foi enterrada uma cápsula do tempo como uma pedra fundamental com recados, objetos e lembranças dos presentes.


  No final de 2018 deve estar pronta a obra que terá interiores de Phillipe Starck e um paisagismo que deverá dialogar com a natureza do entorno. Dentro de um conjunto arquitetônico tradicional da cidade, a torre fica próxima do prédio da Maternidade, em cujo terraço (acima) Jean Nouvel concedeu entrevista privada a jornalistas, depois da coletiva (abaixo) na quinta-feira.

Jean Nouvel em São Paulo

Jean Nouvel chegando à obra da Torre Rosewood

O arquiteto francês chegou como uma estrela na obra na Cidade Matarazzo nesta quinta no começo da tarde. Os jornalistas já esperavam reunidos, contribuindo com alguma coisa sua dentro de uma cápsula do tempo que, com a presença de Jean Nouvel, foi enterrada no canteiro de obras. Alexandre Allard, presidente do Grupo Allard comandou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do hotel palácio Rosewood São Paulo, na Cidade Matarazzo. Depois, todos subiram para o prédio que foi a maternidade do Hospital Matarazzo para a entrevista coletiva. Falei novamente com Nouvel mais tarde, em um terraço, onde inclusive tietei o autor do Louvre Museum Abu Dhabi, a Fundação Cartier e a Serpentine Gallery, de Londres, cuja ampliação foi feita por Zaha Hadid. Ele lamentou a morte dela, recém-chegado de uma reunião em Nova York onde ela também estaria.

Nouvel contou como será a torre Rosewood que será inaugurada em 2018. Paciente, falou em francês sobre o conceito do edifício paisagem, com apartamentos, suítes e hotel na área com vários prédios que serão restaurados. O arquiteto disse que considera história, geografia e cultura ao criar um projeto.

Philippe Starck fará os interiores dos espaços, em sintonia com Nouvel. Sempre paciente, Nouvel foi elegante até ao responder à minha pergunta sobre os projetos de interiores adicionados aos seus projetos. Ficou desconfortável com o que classifica como um pesadelo. E citou o caso de um prédio em Paris que resultou esquizofrênico por não ter nada a ver com sua Arquitetura. Para Nouvel, tudo é Arquitetura, cada uma na sua escala. Não tem interiores ou Urbanismo. Tem Arquitetura.

Na sexta-feira, Jean Nouvel conversou, sentado em uma cadeira Oscar Niemeyer, com a mediação de Raul Juste Lores, jornalista da Folha de São Paulo, e do arquiteto Fernando Serapião, editor da revista Monolito, no Talks Arquitetura, ocorrido no Auditório do Ibirapuera Oscar Niemeyer, em plena obra arquitetônica do sinônimo de arquitetura brasileira. Assisti, maravilhada, da primeira fila, mais uma vez, o arquiteto francês falar. Um privilégio.

Talks Arquitetura com Jean Nouvel no Auditório do Ibirapuera

Brazil em Milano

FAchada da Universita degli studi di Milano

Os brasileiros este ano estarão dentro do Salone e na programação FuoriSalone – a maioria dentro da universidade estatal que fica pertinho da Duomo, a catedral de Milão, de onde é possível ia a pé. Lá, a nossa grande exposição, a Brazil S/A, na sétima edição, com o tema Brasilidade para todos, ocorre no mesmo local do ano passado, a tradicional Università Degli Studi di Milano. Dentro do Salão Internacional do Móvel de Milão tem mais brasileiros entre a mostra principal, o Salone, a Eurocucina e o Salão Satélite.

Em cerca uma área de cerca de 600 metros quadrados,  com um Lounge VIP projetado por Piuarch, um dos principais escritórios de arquitetura da Itália, criado em 1996, e que ganhou o prêmio Architetto Italiano em 2013. Dolce&Gabbana, Gucci, Givenchy, Kering e Gazprom são seus clientes, mas o escritório concentra-se na qualidade ambiental, cultural, econômica, social e artística, e considera cada referência como elemento para criar uma nova visão arquitetônica.

Nesta edição, o evento traz as influências inerentes de um país multicultural que respira criatividade, transita do artesanato até a alta tecnologia, tem ilhas de excelência reconhecidas internacionalmente, mas é ainda pouco divulgado em sua plenitude. Para o lounge, o Piuarch decidiu homenagear o modernismo brasileiro e o célebre edifício Copan, de Niemeyer, que festeja 50 anos de história.

O tema brasilidade para todos objetiva transmitir o significado do que é ser brasileiro através da criatividade dos designers, desde profissionais consagrados até jovens talentos com diferentes olhares para a inovação, praticidade, simplicidade e luxo.

– Queremos focar a apresentação dos produtos como uma janela aberta para o mundo brasileiro, proporcionando assim, não apenas o acesso e exposição do design, mas também da nossa cultura – explica o fundador do Brazil S/A, José Roberto Moreira do Valle.

Para tal, foram selecionados cerca de 40 profissionais brasileiros, entre designers e arquitetos, que integrarão a exposição 100% Brasil. Nesta edição, o público poderá conferir também as marcas de cerâmica e porcelanato vencedoras do prêmio Best In Show, promovido pela ExpoRevestir.

A MACTALENTS, primeira agência de design scout das Américas, também marcará presença no Brazil S/A com a exposição SUPERMARKET. O projeto, sob curadoria de Rodrigo Almeida, celebra e impulsiona um aspecto do design brasileiro muitas vezes esquecido, o design gráfico e de embalagens. Para tal, traz cartazes dos designers Ana Neute, André Poli, Bianca Barbato, Bruno Faucz, Bruno Simões, Estevão Toledo, Guilherme Wentz, Léo Capote, Marcelo Caruso, Rahyja Afrange, Rodrigo Ambrósio, Ronald Scliar Sasson e das duplas Outra Oficina, Pax.Arq, Studiopata e 80e8, representando brainstorming criativo sobre as novas formas de se produzir e consumir produtos e ideias brasileiras de forma contemporânea e internacional.

PROFISSIONAIS PARTICIPANTES:

Andrea Zanocchi & Carolina Starke (Zanocchi e Starke), Bruna Kim e Daniel Faria (Cavilha Design), Niccolò Adolini e Daniel Simonini (Adolini e Simonini), Adriana Fortunato, Aciole Felix (Studio Aciole Felix), Alê Jordão, Andrea Macruz (Nolii), Andrea Bandoni, Ângelo Duvoisin, Arthur Casas (Studio Arthur Casas), Bruno Faucz, Claudia Spina, Carol Gay, Dimitrih Correa, Diogo Tomazzi, Mariana Bettig e Roberto Hercowitz (Em2 Design), Fabíola Bergamo, Flavio Borsato e Mauricio Lamosa (estudiobola), Camila Fix e Flavia Pagotti Silva (Fixtti), Henrique Steyer (Albus), Ines Schertel (Slow Design), Jader Almeida, Leandro Garcia (Leandro Garcia Arquitetura e Design), Lorena Genovez, Marina Ricardo (Maric Design), Noemi Saga (Nomina Design), Olavo Machado Neto (Cucampre), Paola Crosso, Rejane Carvalho Leite (Rejane Carvalho Leite Studio Design), Renata Meirelles, Ricardo Graham, Rona Carapana (Carapana Design), Ronald Scliar Sasson, Roberta Rampazzo (Roberta Rampazzo Design), Sergio Matos, Sisha Kesin e Samantha Andreola Colognese.

 Serviço

Quando: 11 a 17 de abril de 2016, das 10h às 24h

Onde: Università Degli Studi di Milano – Universidade de Milão, Via Festa del Perdono, 7, 20122 Milano, Itália – +39 02 503111

brazilsa.com.br

(Dados do material enviado por Mariana Amaral Comunicação/Foto Eleone Prestes)

Você também vai gostar

Jean Nouvel dá entrevista nesta quinta, em São Paulo

Rosewood hotel London

Estou ansiosa para conhecer ao vivo e a cores o arquiteto Jean Nouvel. São dele projetos de arquitetura contemporânea como a Fundação Cartier em Paris e a Serpentine Gallery em Londres. Amanhã será o dia de falar com ele e visitar a SP Arte que pela primeira vez terá um andar de design. Ele vai assinar um super hotel Rosewood em São Paulo, na área onde fica o Hospital Matarazzo, que eu fotografei quando estive em uma exposição de arte incrível lá. Espia o post em bit.ly/matarazzorosewwodsp

Hospital Matarazzo em São Paulo, foto Eleone PrestesEnquanto não temos o hotel Rosewood de Jean Nouvel erguido, vamos nos deliciar um pouco com o Rosewood London (fotos Divulgação). E sexta tem palestra com Nouvel. Delícia. Na sequência, domingo, embarco para Milano, para respirar o lifestyle do outro lado do oceano. Depois conto tudo. Ah, sim, e tiro férias, na companhia da designer de superfície Mariana Prestes. A propósito, achei lindo esse design de superfície das divisórias transparentes do hotel em Londres.

Rosewood hotel London

E preciso dizer ainda que amanhã, às 17h, fui convidada para um encontro no estande da marca Ovo e uma visita guiada pela SP Arte com o curador e designer da MACTALENTS Rodrigo Almeida. Coisa da Mariana Amaral, com Mekal e Interbagno. Estou curiosa para ver a obra do Hugo França e do pessoal da Galeria Mamute. E da Bolsa de Arte. Quanta coisa para dois dias! Vou me sentir correndo nas esteiras do Rosewood.

Rosewood hotel London