Missoni Home na Manjabosco Decor

Manjabosco - Missoni Home - Crédito Eduardo Liotti

Olha como as arquitetas Cassia Kroeff e Mariana Machado Simões produziram a Manjabosco Decor (foto de Eduardo Liotti). As duas puseram a mão na massa (abaixo). Elas criaram à mão livre e com giz esboços em “quadros negros” que ambientam a loja. Ficou bárbaro o contraponto entre o luxo dos tecidos e o despojamento dos materiais cenográficos. Parabéns, gurias!

manjabosco FullSizeRender

Enfeites de Natal de grife internacional

Christmas ALESSI

Quando a gente acha que algum elemento é tradicional e não vê novidade na cousa, os designers nos surpreendem e renovam o convencional, com a ajuda de grandes grifes que investem em criações autorais. A marca Alessi, responsável pela produção de peças icônicas como o espremedor de frutas do Philippe Starck, apresenta um preview outono/inverno com a coleção de enfeites para árvores de Natal da AdiAlessi, com design de Massimo Giacon and Marcello Jori. Mostrei alguns na coluna Casa&Cia desta quarta, no jornal Zero Hora, e exponho aqui mais alguns. Achei lindos e alguns bem diferentes do padrão, mais estilizados, super adequados a um ambiente projetado dentro do espírito contemporâneo. Essas peças estarão à venda em outubro e serão apresentadas em setembro nas feiras Tendence, Maison&Objet and HoMi, com os produtos de outono desenhados por Michele De Lucchi, Naoto Fukasawa e Inga Sempé. Merry Christmas! (Fotos Divulgação Alessi)

Christmas AlessiChristmas AlessiChristmas Alessi

 

 

Você também vai gostar

All about DW! Design Weekend

DW!2013ANACAROLINA0093f129

DW! Design Weekend na 4ª edição em São Paulo

 

Se você estiver na capital paulistana de 12 a 16 de agosto poderá desfrutar do festival urbano de design com mais de 100 eventos pela cidade. Idealizado pelo empresário Lauro Andrade e com curadoria do jornalista Pedro Ariel, promove a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, moda, gastronomia e inovação tecnológica. (Na foto, da Ana Carolina Bolsson, uma cena da DW!2013 que eu adoro.)

Com o lema “Design em tudo, para todos, em todos os lugares“, de 12 a 16 de agosto, o DW! presenteará as regiões da Vila Madalena, Paulista e Jardins, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, o Jockey Club e shoppings de decoração da cidade com uma gama de eventos independentes, simultâneos e integrados, como palestras educacionais, feiras, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.

Para o curador Pedro Ariel, “a intenção é que o DW! crie uma agenda do design que possa atrair interessados, turistas, empresários e pessoas que trabalham neste universo. Vários pesquisadores vêm ao Brasil para conhecer e se inspirar no que é produzido aqui, em diversas áreas – moda, decoração, arte, intervenções urbanas. O DW! é um bom momento para estar em contato com estes polos criativos, novos produtores e novos produtos que estarão reunidos em um único festival, e que este ano abre novos hubs em novos bairros, concentrando ações por toda a capital.”

Lauro Andrade explica que, em sua quarta edição, o evento se mostrará mais maduro. “Profissionais, empresas e instituições compreenderam e começaram a desenvolver ações que utilizem todo o potencial que um festival urbano de design possui, desenvolvendo plataformas multimídia de diálogo com seus públicos de interesse. Percebe-se, claramente, a consistente integração do setor produtivo com o criativo – questão essencial para o design nacional e a competitividade do país.”

Inspirado em eventos internacionais, realizados nas principais “cidades criativas” do planeta, o DW! tornou-se uma realidade no país em 2012, com sua primeira edição, e desde então é destaque no calendário oficial da cidade de São Paulo, unindo elementos criativos e produtivos, para fomentar negócios no setor e inspirar a criação de espaços urbanos que transcendam vanguarda e inovação.

Ações Icônicas

Todos os anos, o DW! Design Weekend apresenta uma série de ações representativas e que refletem o espírito da edição. Para 2015, a programação inclui atividades artísticas, exposições, festival gastronômico, palestras e workshops. Veja, abaixo, a lista com algumas das ações icônicas desta 4ª edição:

- Art Design Village: Instalado em um dos endereços mais importantes da cidade, o Jockey Club de São Paulo, o Art Design Village será o QG do DW!, com grandes atrações como o Salão de Arte, a Made, Salão Design, Feira High Design Expo e uma exposição em homenagem à Tomie Ohtake, com curadoria de Ricardo Ohtake, filho de Tomie.

- Alameda Gabriel Monteiro da Silva: A Alameda receberá um circuito de design e gastonomia, com exposições em 40 lojas, 20 food trucks de culinária internacional e oferecerá cursos de iniciação ao design, promovidos pelo Senac, com o objetivo de democratizar o tema.

- D&D Shopping: No maior e mais completo centro de decoração e design da América Latina, o público poderá conferir o projeto Mapa da Mina, onde 60 arquitetos renomados escolherão, em 60 lojas, um “achado” de design, a venda por preços super especiais.

- Jardins: A região dos Jardins contará com palestras ministradas por grandes nomes do design, fotografia, moda, decoração, entre outros temas, além de um workshop de moulage, promovida por Kiko Sobrino, da Lab & Factory e Associação de Lojistas dos Jardins.

- Paulista: No Conjunto Nacional, Joyce Joppert e Mauricio Siqueira promovem desde espetáculos até exposições e ciclo de palestras. Além disso, o público poderá participar também de “safaris fotográficos” por pontos turísticos da cidade.

- Higienópolis: O IED promoverá diversas atividades, como debates com profissionais da ADP (Associação dos Designers de Produto). Os visitantes poderão também desfrutar da primeira parede de escalada do país construída com móveis.

- Circuito DW! Mekal Bike Points: Legado que ficará para a cidade após o DW!, o bicicletários foram desenvolvidos por cinco top designers: Atelier Marko Brajovic, Felipe Protti (Prototype), Gérson de Oliveira (Ovo Design), Guto Requena e Studio Superlimão. As peças serão instaladas nos principais distritos do DW! pela cidade.

- Feiras Paralela Gift e Craft Design: O Parque da Ibirapuera recebe a 28º edição da Paralela Gift, focada em alta decoração e artesanato contemporâneo no País. No Shopping Frei Caneca será realizada a Craft Design. Dentre as atrações, seminário com as tendências de design para 2016 e um talk temático desenvolvido da PANTONE sobre INTERIOR VIEW 2016.

- Instituto Tomie Ohtake e BoomSpDesign: O ITO apresenta a Exposição Ruy Ohtake que contempla peças criadas pelo mestre da arquitetura contemporânea brasileira nos últimos dezoito anos, projetada. O arquiteto é homenageado como Designer do Ano do BOOMSPDESIGN 2015.

Serviço

DW! Design Weekend

De 12 a 16 de agosto de 2015

A programação completa de eventos estará disponível a partir de 04 de agosto pelo site: www.designweekend.com.br

Acessório curinga

Esteira da Tramontina

Sabe aqueles utensílios que a gente vê e sente imediatamente que precisava e nem sabia disso? Preciso dizer que essa ideia de frase engraçadinha não é minha. Ouvi uma vez de um repórter no Jornal Nacional que estava cobrindo uma feira UD, de Utilidades Domésticas, e adotei. Pois um acessório desses eu encontrei no showroom da fábrica TEEC, da Tramontina, em Carlos Barbosa. Quem me chamou a atenção para esta peça foi o Marcelo Gonçalves.

Trata-se de uma esteira de metal com as hastes encapadas nas bordas, o que permite que se enrole a cousa. E essa esteira vazada vem em dois tamanhos (ou seriam três?), o que permite que seja usada em superfícies menores ou maiores. Ela serve para otimizar o uso da cuba e também para levar panelas quentes à mesa? Que tal?

 

 

Loja TOG pelos profissionais da área

TOG - FACHADA

Ouvi tantos depoimentos de arquitetos, designers, lojistas e leigos sobre a TOG, flagship com estreia mundial, recém-aberta em São Paulo (reportagem das páginas 4 e 5 do Casa&Cia desta quarta), projetada pelo escritório Triptyque, com uma espécie de curadoria do Philippe Starck na escolha das peças de design em plástico que habitam o espaço na Rua Iguatemi, 236, que resolvi compartilhar aqui alguns. É bom esclarecer que recebi os depoimentos por e-mail e whatts app em um papo descontraído. (Acima, a fachada na foto de Ricardo Bassetti, e no final do texto, a foto de um banco divertido que ninguém esquece pelo formato figurativo.):

Liane Rump, arquiteta:

Unir um time de profissionais do quilate da TOG é um luxo!
E que orgulho, que após o lançamento do ano passado em Milão, seja no Brasil a primeira flagship.
SIM, ARRASAMOS.
A frase impressa nos materiais de divulgação da TOG resume minha impressão sobre a loja. Sabe aquele tempo super bem aproveitado? Foi o tempo (curto) em que visitei a loja. Fiquei deslumbrada com o conceito e produtos da marca. Loja ampla, design de primeiríssima, customizável, custo acessível e ainda por cima um restaurante totalmente cool!
Achei a TOG simplesmente GENIAL. Amei!
Design de qualidade é isto, desenho superbacana, não óbvio e totalmente funcional. Todas as cadeiras, poltronas e sofás mesmo com aparência rígida ou retilínea, são muito confortáveis.
Tudo é muito inteligente e simples.
A poltrona “Light Rock”, toda transparente, é linda e super ergonômica. Do mestre Philippe Starck. A cadeira costumizável “Miza Joy” (foto abaixo) , também do Starck, é a cara dos dias de hoje, perfeita leitura do que o mercado deseja.

TOG - MISA JOY

Amei a mesinha e banqueta para crianças , de Ambroise Maggiar, que formam um Castelo. Castelo com “C” maiúsculo, Castelo de verdade!
Só tenho a dizer: SIM, ARRASARAM!

Karen Feldman, arquiteta:

Adorei! Valeu a visita !!!
Produto de ótima qualidade, além dos preços acessíveis, o prazer de poder  “brincar” com os acabamentos faz toda a diferença. O produto fica diferenciado.

Lisiane Scardoelli, engenheira civil e designer de interiores:

Fui conhecer a flagship store da TOG em Sao Paulo. Achei incrível ver materializada a democratizacao do design. Peças lindas, funcionais e que podem ser customizadas pelo cliente. A customização não tem limites e vai desde a simples escolha de cores e acabamentos até a personalização das peças por artistas ou artesões do mundo todo.

O mais legal por trás do conceito é ver Designers famosos demonstrando muita humildade e liberdade, compondo a 4 mãos com os clientes. Eles fornecem uma referência e o cliente tem a oportunidade de acrescentar a sua própria história e imprimir o seu estilo.

Se não bastasse esse mundo de possibilidades, o projeto da loja feito pela Triptyque é incrível. Um projeto flexível, versátil e capaz de abrigar um mix eclético de atividades como lançamentos de produtos, eventos culturais e artísticos. Uma barbearia e um estúdio de tatuagem também estão nos planos para o futuro.

Mais uma novidade que desembarca em São Paulo vindo de encontro ao sonho de consumo de muitos: ter em casa uma peca assinada, exclusiva, adquirida por um preco atrativo e ainda se divertir no processo. Gostei!

Luciano Mandelli, empresário, dono da Tidelli:

Conceito bem bacana, bons preços! Coerente. Aquele banco Osso (fotos abaixo) eu adorei.

TOG - OSSO ESTAMPADO

Fotos Eleone Prestes

Fotos Eleone Prestes

Esta imagem é do fundo da loja, onde tem o restaurante Marakuthai para TOG.

Detalhes da Casa Cor Rio Grande do Sul

Pintura dourada Renner na Casa Cor rio Grande do Sul

rolhas00afa409  23 LIVING GOURMET - Ana Hnszel e Marcelo Polido  (10)

Gosto de ver os pequenos elementos das exposições, fechando em ideias que mudam um espaço:

A tinta dourada (da Renner) na parede entre o restaurante da Casa Cor Rio Grande do Sul e os banheiros funcionais, os quadrinhos com as rolhas que marcaram momentos, com a adição de dados, imagens e outros objetos alusivos, como alternativa para guardar as lembranças, e os objetos de uso pessoal da casa dos profissionais do Living Gourmet são três soluções que me encantam na exposição aberta na Capital até 9 de agosto.

Rosewood de Londres a São Paulo, no Hospital Matarazzo

Hospital Matarazzo exposição Made by

Quando estive na Made By… Feito por Brasileiros, exposição no complexo arquitetônico do Hospital Matarazzo, em São Paulo, fiquei fascinada pelos prédios. Pois bem, agora a editora assistente do Casa&Cia, Camila Saccomori, que está em Londres, descobriu o futuro do endereço, que será anunciado em setembro no Brasil.
Chamado de Cidade Matarazzo pelo empreendedor, o francês Alexandre Allard, que há oito anos tentava comprar o local, o conjunto será um complexo cultural com hotel cinco estrelas – Rosewood São Paulo –, shopping e cinema. Ah, o Rosewood Londres está instalado em um prédio da Belle Époque e tombado, como o Hospital.

Fotos Eleone Prestes

Fotos Eleone Prestes

Capela do Hospital MatarazzoInterior da capela do Hospital Matarazzo

Quem for casar daqui a três anos terá este local a considerar: a capela do complexo Matarazzo, que será restaurada e vai virar um endereço chique para casamentos na pauliceia. Há que avaliar a possibilidade de a festa ser no rooftop, junto à segunda piscina do hotel – a primeira será no térreo.

Edificação do complexo arquitetônico do Hospital Matarazzo, em São PauloHospital Matarazzo
Atenção para as grifes envolvidas no retrofit: Philippe Starck e Jean Nouvel, este encarregado de uma torre anexa. A inspiração da dupla será a história do Brasil. Starck quer muitas obras de arte e livros no interior do hotel, para dar um ar residencial e conquistar os usuários das cerca de 100 suítes. Os interessados em fazer reservas terão que esperar até 2018, previsão de abertura do Rosewood no país.

Detalhe do Hospital MatarazzoJanela do Hospital Matarazzo
Na próxima quarta-feira, mostrarei no Casa&Cia um pouco de Starck entre nós: a Tog flagship, com projeto do escritório Triptyque, em colaboração com o sinônimo de design. A loja tem restaurante, o Marakuthai para Tog, e fica perto do complexo Eataly e do Shopping JK Iguatemi, mais ou menos no final da Avenida Faria Lima, em São Paulo.

Feira Internacional de Móveis Contemporâneos discute o design brasileiro

dupla

O design brasileiro está sendo mostrado e discutido na Europa (Expo 2015, até outubro, e Brazil S/A, até 24 de maio, ambas em Milão) e nos Estados Unidos, durante a Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (International Contemporary Furniture Fair,icff.com). Os irmãos Fahrer farão em NovaYork a palestra Brasil: Uma Nova Perspectiva, dia 18 de maio, às 11h. Os designers Sergio e Jack estarão no Jacob K.Javits Convention Center com Guto Índio da Costa,designer e fundador do Conselho Brasileiro de Design Industrial, e Carlos Junqueira, fundador do Espasso, um showroom nova-iorquino especializado em mobiliário brasileiro.

Na moderação, Lauro Andrade, fundador do São Paulo Design Weekend. A palestra é organizada pelo nosso Sindmóveis, de Bento Gonçalves, com apoio da Apex-Brasil. Quem não adoraria assistir?

Você também vai gostar

Mostra comemora o primeiro ano da flagship Ligne Roset no Brasil

lr

Dia 26 de março abre uma mostra para comemorar o primeiro ano da flagship Ligne Roset no país. Parece ter transcorrido mais tempo de tão marcantes que são os produtos apresentados em São Paulo, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.844. Quem participa com um ambiente da exposição, com curadoria de Sérgio Zobaran, é o designer de interiores Maximiliano Crovato, gaúcho radicado em São Paulo. Max assina uma sala de leitura de cores intensas, característica de seus projetos. Vermelho como as paredes, o sofá Ploum, design de R.& E. Bouroullec, hipnotiza. Visite o site ligneroset.com.br.

Você também vai gostar

Evento destaca arte em mesas e aparadores

mesa

Nesta quarta-feira, o respeitável público conhecerá o resultado da parceria entre a arquiteta Fernanda Renner Ely e os alunos do atelier BrittoVelho, com o projeto de mobiliário Fra-Me. Antecipo aqui uma prova do que será exposto na Galeria Mascate, espaço de integração entre arte, moda e design. A mostra de mesas e aparadores segue até 20 de junho de terças a sábados, das 14h às 18h, na Rua Laurindo, 332, em Porto Alegre.

Você também vai gostar