Detalhes da Casa Cor Rio Grande do Sul

Pintura dourada Renner na Casa Cor rio Grande do Sul

rolhas00afa409  23 LIVING GOURMET - Ana Hnszel e Marcelo Polido  (10)

Gosto de ver os pequenos elementos das exposições, fechando em ideias que mudam um espaço:

A tinta dourada (da Renner) na parede entre o restaurante da Casa Cor Rio Grande do Sul e os banheiros funcionais, os quadrinhos com as rolhas que marcaram momentos, com a adição de dados, imagens e outros objetos alusivos, como alternativa para guardar as lembranças, e os objetos de uso pessoal da casa dos profissionais do Living Gourmet são três soluções que me encantam na exposição aberta na Capital até 9 de agosto.

Rosewood de Londres a São Paulo, no Hospital Matarazzo

Hospital Matarazzo exposição Made by

Quando estive na Made By… Feito por Brasileiros, exposição no complexo arquitetônico do Hospital Matarazzo, em São Paulo, fiquei fascinada pelos prédios. Pois bem, agora a editora assistente do Casa&Cia, Camila Saccomori, que está em Londres, descobriu o futuro do endereço, que será anunciado em setembro no Brasil.
Chamado de Cidade Matarazzo pelo empreendedor, o francês Alexandre Allard, que há oito anos tentava comprar o local, o conjunto será um complexo cultural com hotel cinco estrelas – Rosewood São Paulo –, shopping e cinema. Ah, o Rosewood Londres está instalado em um prédio da Belle Époque e tombado, como o Hospital.

Fotos Eleone Prestes

Fotos Eleone Prestes

Capela do Hospital MatarazzoInterior da capela do Hospital Matarazzo

Quem for casar daqui a três anos terá este local a considerar: a capela do complexo Matarazzo, que será restaurada e vai virar um endereço chique para casamentos na pauliceia. Há que avaliar a possibilidade de a festa ser no rooftop, junto à segunda piscina do hotel – a primeira será no térreo.

Edificação do complexo arquitetônico do Hospital Matarazzo, em São PauloHospital Matarazzo
Atenção para as grifes envolvidas no retrofit: Philippe Starck e Jean Nouvel, este encarregado de uma torre anexa. A inspiração da dupla será a história do Brasil. Starck quer muitas obras de arte e livros no interior do hotel, para dar um ar residencial e conquistar os usuários das cerca de 100 suítes. Os interessados em fazer reservas terão que esperar até 2018, previsão de abertura do Rosewood no país.

Detalhe do Hospital MatarazzoJanela do Hospital Matarazzo
Na próxima quarta-feira, mostrarei no Casa&Cia um pouco de Starck entre nós: a Tog flagship, com projeto do escritório Triptyque, em colaboração com o sinônimo de design. A loja tem restaurante, o Marakuthai para Tog, e fica perto do complexo Eataly e do Shopping JK Iguatemi, mais ou menos no final da Avenida Faria Lima, em São Paulo.

Feira Internacional de Móveis Contemporâneos discute o design brasileiro

dupla

O design brasileiro está sendo mostrado e discutido na Europa (Expo 2015, até outubro, e Brazil S/A, até 24 de maio, ambas em Milão) e nos Estados Unidos, durante a Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (International Contemporary Furniture Fair,icff.com). Os irmãos Fahrer farão em NovaYork a palestra Brasil: Uma Nova Perspectiva, dia 18 de maio, às 11h. Os designers Sergio e Jack estarão no Jacob K.Javits Convention Center com Guto Índio da Costa,designer e fundador do Conselho Brasileiro de Design Industrial, e Carlos Junqueira, fundador do Espasso, um showroom nova-iorquino especializado em mobiliário brasileiro.

Na moderação, Lauro Andrade, fundador do São Paulo Design Weekend. A palestra é organizada pelo nosso Sindmóveis, de Bento Gonçalves, com apoio da Apex-Brasil. Quem não adoraria assistir?

Você também vai gostar

Mostra comemora o primeiro ano da flagship Ligne Roset no Brasil

lr

Dia 26 de março abre uma mostra para comemorar o primeiro ano da flagship Ligne Roset no país. Parece ter transcorrido mais tempo de tão marcantes que são os produtos apresentados em São Paulo, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.844. Quem participa com um ambiente da exposição, com curadoria de Sérgio Zobaran, é o designer de interiores Maximiliano Crovato, gaúcho radicado em São Paulo. Max assina uma sala de leitura de cores intensas, característica de seus projetos. Vermelho como as paredes, o sofá Ploum, design de R.& E. Bouroullec, hipnotiza. Visite o site ligneroset.com.br.

Você também vai gostar

Evento destaca arte em mesas e aparadores

mesa

Nesta quarta-feira, o respeitável público conhecerá o resultado da parceria entre a arquiteta Fernanda Renner Ely e os alunos do atelier BrittoVelho, com o projeto de mobiliário Fra-Me. Antecipo aqui uma prova do que será exposto na Galeria Mascate, espaço de integração entre arte, moda e design. A mostra de mesas e aparadores segue até 20 de junho de terças a sábados, das 14h às 18h, na Rua Laurindo, 332, em Porto Alegre.

Você também vai gostar

A vez do Brasil em Milão

eleone_prestes (3)

“Todas as pessoas são diferentes, mas algumas são mais diferentes que outras.” A Moooi, grife de móveis, luminárias e tapetes, abre com esta frase seu catálogo de lançamentos. Se eu tivesse que escolher um evento, além do Brazil S/A, para visitar em Milão, seria o showroom (ou seria na instalação?) da Moooi, na zona Tortona. Na entrada,o lúdico unicórnio bebê de Marcel Wanders, da Arion Special Edition, convidava a entrar em um mundo mágico, onde objetos triviais foram guindados à condição de peças especiais. Os tapetes, obras de arte. As obras de arte – fotografias de pessoas em escala gigante – impressionavam. Era um playground para as emoções. Confesso que ri e chorei.

eleone_prestes (2)

No Teatro Armani, também me emocionei tanto com a arquitetura de Tadao Ando quanto com as duas exposições: a que simula um estúdio de criação de projetos e peças para a casa assinada pela grife sinônimo de elegância e também a mostra de ambientes com absolutamente tudo projetado por Giorgio Armani. Outro dia mostrarei mais a respeito.

eleone_prestes (1)

E quem curte a estética da Desigual, pode se alegrar: chegou a linha home. Fisicamente, na Europa, ou via web. Para fidelizar de vez a mulherada adepta de cores e estampas sem medo de ser feliz, tem acessórios como almofadas e móveis pequenos como pufes até chegar a uma poltrona customizada pela marca catalã. Você deve ter notado o contorno floral que corta esta página. Pois trata-se de uma criação da Paola Lenti que faz praticamente crochê em móveis com a maior elegância. Disso também conto mais outro dia.Agora saio para umas pequeninas férias e já volto.

Você também vai gostar

Feira em Milão tem lançamento de luminárias de diversos tamanhos, efeitos e movimento

iluminação_milão (4)

Euroluce, a feira de iluminação junto ao Salão Internacional do Móvel de Milão, além da mostra La Luce, fuorisalone, foi um show. Da exposição da Nemo com Le Corbusier a Philippe Starck, com instalação de Ron Gilad para valorizar a Ether e o Atelier Oi, este com as suas Las Danseuses, causaram impacto, cada um a seu modo. Diesel e Foscarini marcaram com seus estilos.

 

Espaço e luz e ordem. Estas são as coisas que os homens precisam tanto quanto precisam de pão ou de um lugar para dormir.

Le Corbusier
Arquiteto franco-suíço e teórico
da arquitetura (1887-1965)


Você também vai gostar

Destino: Museu do Design, em Milão

00accfb0

Triennale di Milano é o nome do Museu do Design de Milão, onde abriu ontem e vai até 16 de abril, começando nesta Design Weekend, a segunda edição da exposição The Art of Living, desta vez com o tema Visioni Domestiche tra Design e Decorazione. Uma visita ao museu é destino obrigatório para quem vai ao Salão Internacional do Móvel de Milão e este programa é imperdível pelos nomes e proposta envolvidos. Pelas imagens, o design de superfície está bombando. Um equilíbrio entre cor, textura,design e decoração fará parte da mostra organizada por Ico Migliore e Mara Servetto, da Migliore+Servetto Architects.

A excelência do design contemporâneo e a nova linguagem da decoração é contada ao mostrar a evolução do modo de viver em casa por meio do trabalho de 35 designers e arquitetos no Salone d’Onore.São eles: Alessandro Mendini, os brasileiros Fernando e Humberto Campana e mais Karim Rashid, Piero Lissoni, Yves Béhar, Aldo Cibic, Claesson Koivisto Rune, DimoreStudio, Rodolfo Dordoni, Johanna Grawunder, Constance Guisset, Afredo Häberli, Jaime Hayon, Giulio Iacchetti, Stella Jean, Formafantasma, Front, Kuehn Malvezzi, Mathieu Lehanneur, Ross Lovegrove, Italo Lupi, India Mahdavi, Emiliana Martinelli, Jean-Marie Massaud, Migliore + Servetto Architects, Mischer’ Traxler, MVRDV, Paola Navone, David Nosanchuk, Scholten & Baijings, Studio Job, Matteo Thun, Kiki van Eijk, GiorgioVigna e Bethan LauraWood.

00acd7a9

Satélite brasileiro em Milão

Além dos brasileiros com peças no Salão Internacional do Móvel de Milão e na programação Fuorisalone, a arquiteta Érica Giacomelli apresentará no Salão Satélite da Feira Internacional do Móvel de Milão, de 14 a 19 de abril, um ambiente: o projeto Cappellini International Lounge, criado para o Istituto Marangoni, tradicional escola de moda e design do mundo (leia-se designer Giulio
Cappellini). Entre os alunos da instituição, a jovem brasileira, em parceria com o estudante espanhol Javier Velo e o russo Kirrill Ivko, foi escolhida para apresentar um projeto de modelo para um lounge de aeroporto internacional para três cidades diferentes: Milão, Miami e Tóquio.

Fluidez, topografia, desenho de paisagem e formas orgânicas,com toques de inspiração em Burle Marx, marcam a obra.

00accfb0

Você também vai gostar

Na TV: as tendências apresentadas na Serra Gaúcha

00abb6a5

Eleone Prestes foi à Serra Gaúcha conferir as novas coleções que reúne tendências do mundo dos móveis.

 

Você também vai gostar

Cozinha retrô, urbana ou contemporânea?

blog_eleone (3)

Tudo pode SER. Isso, se depender da oferta da indústria moveleira. Na semana passada, estive na fábrica da Todeschini, em Bento Gonçalves, e conferi de perto as novidades para este ano. Tem uma cozinha vintage, reeditada dentro dos parâmetros da tecnologia atual. Reparou no tom de amarelo? Bem, os neutros da hora – tons de cinza – não faltam em propostas limpas e contemporâneas de ambientes de dormitório e estar com lugar para tudo (até uma área telada para esconder o som dentro do armário. Agora, a representante do universo urbano é o ambiente de cozinha com um acabamento que remete ao metal oxidado. Usado com outros materiais, fica atual e quente.

blog_eleone (1)

Claro está que o material pode fazer bonito também em propostas de áreas sociais. Observe ainda a solução das laterais da ilha com adegas e o fogão industrial. Este remete à nossa memória afetiva, ao tempo dos fogões à lenha, talvez pela rusticidade. Há também ambientes de escritório com painéis ripados de madeira que fazem sucesso em mostras de décor, conforme o gerente de marketing, Felix Augusto Polo.

blog_eleone (2)

Você também vai gostar