Designers gaúchos e catarinenses que se destacam no cenário nacional

00a6a6a3

Na segunda metade da década de 1950, haviam Zanine Caldas, Sergio Rodrigues e Joaquim Tenreiro. E a cena do design brasileiro só voltaria a exibir sinais vitais com os Irmãos Campana, nos anos de 1990. Pela estrada  pavimentada por eles, passariam nomes plurais que vão de Marcelo Rosenbaum a Luciana Martins e Gerson Oliveira. Mas talvez só agora, no último decênio, a indústria finalmente esteja começando a abrir uma pequena fresta para os novos criadores.

Ver nomes como o catarinense Jader Almeida, o paranaense Maurício Arruda, os gaúchos Nicole Tomazzi e Henrique Steyer, e tantos outros artistas antes ditos “regionais” ganhando o mundo – e, em alguns casos, as
fábricas – é animador. Nas vitrines mais sofisticadas das melhores lojas do país, boas novidades vindas do Sul revelam a excelente safra de criadores que desponta aqui e agora. Selecionamos alguns nomes. Aposte!

Bruno Faucz
O catarinense de 28 anos é formado em Design de Mobiliário e iniciou a carreira em São Bento, Santa Catarina.  (foto destaque) Abriu o próprio estúdio no ano passado e também desenha para grandes marcas como Saccaro. Vem ganhando destaque nas principais semanas de design de São Paulo, Nova York e Paris.

PicMonkey Collage

Renata Moura
Nascida em Santa Catarina, a designer de 28 anos formou-se em Desenho Industrial pela PUC-PR. Há mais de 10 anos está à frente do próprio estúdio, com sede em São Paulo. Já arrebatou prêmios do Museu da Casa Brasileira e do Idea/Brasil.

00a6a733

Manu Reyes
Nascida em Joinville, radicou-se em São Paulo, onde se formou em Arquitetura pela FAAP e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte. Fez estágio com grandes nomes da arquitetura e do design, como o italiano Riccardo Blumer. Manu, 28 anos, tem fascínio por trabalhar a madeira como principal matéria-prima.

00a6a6a4 Fabiano Simão
De Joinville, o jovem de 27 anos comanda o próprio escritório onde cria mobiliário, utensílios
domésticos, espaços comerciais, temporários e cenografias. Neste ano foi finalista do 1º Concurso de Design D. Catarina.

00a6c986

Mostra Casa&Cia SC encerra com um brinde ao sucesso da edição 2014

Três mil embarcações são usadas como casas flutuantes na cidade
Foto: FOTOS ANDREW TESTA, THE NEW YORK TIMES

Casas flutuantes: em um dos maiores canais de Londres, um estilo de morar está se tornando popular