O poder de influência do design em nossas vidas

1

Hoje em dia conhecemos o preço de tudo e o valor de nada. Essa famosa frase, que vem sendo usada durante anos e anos, soa como ideal para iniciar uma reflexão sobre o poder de influência do design nas nossas vidas. Muitas vezes não percebemos, mas a beleza tem uma imensa capacidade de alterar nosso humor – e é aí que mora o ator principal
desta coluna que nasce hoje: o design.

.: Leia outras colunas de Henrique Steyer

Mensalmente, usarei este espaço para apresentar criações e invenções do mundo dos móveis e objetos que são capazes de deixar nossas vidas mais cheias de alegria. Obviamente os designers e criativos não são  os donos da situação, mas com certeza eles podem influenciar as pessoas a viverem em um mundo mais agradável e divertido. O primor estético com objetos, carros e casas não está mais direcionado a uma elite que visa apenas o refinamento estético. O bom desenho está por todos os lados e acessível a quase todos os consumidores.

Com isso em mente, é interessante perceber que tudo aquilo que nos cerca é influenciador, mas somos nós mesmos que selecionamos o que vai nos influenciar. Pense como você se sente em um dia ensolarado de  primavera… ou em um dia chuvoso e sombrio. Assim pensam os criadores quando propõem algo novo, que
busca encanto e harmonia visual. Na maioria das vezes, a intenção de uma peça de design é basicamente extrair genialidade de um objeto aparentemente banal.

Se analisarmos friamente, o design e a arquitetura não são questões tão relevantes quanto o problema da poluição do meio ambiente ou do aquecimento global, mas mesmo assim são questões vitais para vivermos bem-afortunados. E, se podemos influenciar positivamente a vida de alguém, por que não fazer?

Sofá Dalilips
O famoso sofá em forma de boca, criado por Salvador Dalí em parceria com Oscar Tusquets, em 1972, demorou mais de 30 anos para ser colocado em produção em grande escala. Com a tecnologia contemporânea, foi possível  reproduzir o realismo e força expressiva que o artista sonhou para essa boca gigante.

 

Poltrona UP5
A icônica peça desenhada por Gaetano Pesce em 1969 é considerada por muitos uma das mais brilhantes expressões do design de mobiliário atual. A peça faz uma alusão ao corpo feminino amarrado a um pufe em forma de bola, simbolizando as correntes que mantêm as mulheres subjugadas. Tem coisa mais incrível?

Iluminação da Fachada, Mostra Ilha

Mostra Casa&Cia SC no Primavera Garden recebe seus visitantes com projeto diferenciado de iluminação

Com tampo em madeira de reflorestamento, a mesa acomoda até oito pessoas confortavelmente. Projeto dos arquitetos Cris Delpizzo e Robson Nascimento

Símbolo máximo do encontro, as mesas de jantar voltam à cena em tamanhos generosos