O excêntrico designer Karim Rashid redesenha um mundo novo além do rosa-choque

Leia a coluna do arquiteto e designer Henrique Steyer em Casa&Cia

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Sabe aquele tipo de pessoa que vê o mundo através de um par de óculos com lentes cor-de-rosa? Esse é Karim Rashid, o designer que levou novas ideias e inovação para o grande público, muitas delas em tons vibrantes de rosa. Ele nasceu no Egito e foi criado no Canadá. Formado em Desenho Industrial e com pós-graduação na área, cria móveis, objetos, luminárias, vidros de perfume, relógios e até embalagens para bebidas.

Entre as marcas que já firmaram parceria com Rashid, destaco Alessi, Artemide, Veuve Clicquot, Audi, Samsung, Swarowski e Armani. Além disso, ele também desenhou para Kenzo, Davidoff, Issey Miyake e Estée Lauder, entre tantos outros nomes de peso da indústria internacional.

abrweFun-Factory-Munich-Karim-Rashid-1
No início deste ano, foram publicadas imagens de uma sex shop em Munique, na Alemanha (acima), com ambientação assinada pelo egípcio. Extrapolando o rosa, o projeto é rico em formas orgânicas em tons de dourado, preto e branco, levando o visitante a uma psicodélica viagem sensorial em meio a acessórios e lingeries. Quem disse que Rashid só projetava com cores vibrantes? Com centenas de prêmios no currículo e diversos projetos que representaram mudanças de paradigmas internacionais, o designer também cria interiores para uma ampla gama de clientes.

Sua carreira reflete muito a sua personalidade um tanto excêntrica. Já tive a oportunidade de conviver socialmente com ele em alguns eventos internacionais tanto na Itália quanto nos Estados Unidos. Conhecendo-o de perto, pude entender mais facilmente o seu legado. Ele é uma pessoa visivelmente irreverente: com seus quase dois metros de altura e seu tradicional terno cor de rosa com tênis coloridos, faz com que as demais pessoas pareçam insossas diante dessa excentricidade.

No tempo livre, seu pluralismo também flerta com arte e moda, mas ele ainda é escritor, artista plástico, DJ e sabe-se lá o quê mais. A impressão que temos é a de que ele está determinado a tocar o seu dedo criativo em todas as esferas. Alguém ainda duvida?

lumi016

Além do pink: na foto principal, Karim mostrando uma de suas criações, a mamadeira iiamo Go, com sistema de autoaquecimento, em rosa e branco. Fogem do rosa criações como a luminária Space Time (acima), criada para a empresa sueca Zero, e a cadeira Snap (abaixo), da marca belga Feek, com assento em duas partes que se encaixam

 

Movisi_snap-chair_01w

 

PROBR36_medium

Dois em um: batizada Globalight, esta peça acima é uma luminária que também funciona como cooler

Fotos: Priscilla Borges

Loja em Porto Alegre orienta mães a decorar o quartinho de bebê

Foto: Danibat Fotografia

Dicas para fazer a manutenção da sua piscina no inverno