O design internacional de Marta Manente

MartaManente1

Milão, endereço da Design Week mais famosa do mundo, viu in loco na última semana traços da designer gaúcha Marta Manente, com a cadeira Donaire, em exposição promovida pelo Projeto Raiz – com apoio do Sindmóveis e da APEX-Brasil.

Mas nos próximos dias, é o sofá Flaig que ganhará os holofotes entre suas criações, com uma série de premiações, em cidades como Curitiba e São Paulo. Já está confirmada, também, a exposição da peça na feira ICFF, em Nova York, que ocorre entre os dias 14 e 17 de maio, em estande próprio.

A fórmula para estar em destaque da Europa aos Estados Unidos é a mais conhecida de todas: muito trabalho. A profissional está a frente de seu Studio Marta Manente Design, na cidade de Bento Gonçalves, há uma década – de dedicação à área são 17 anos. A empresa atua na forma de um centro de design integrado, onde os setores criam propostas estratégicas de forma simultânea.

Outra característica da designer é a união entre técnica e inspiração. Formada em Tecnologia em Produção Moveleira, é na curiosidade de elementos totalmente brasileiros que Marta emprega suas séries, e está ganhando atenções internacionais.

MartaManente1

Brasilidade revisitada
O sofá Flag será  premiado em Curitiba, dia 28, com o Objeto Brasil. No dia 23 de maio, é a vez de São Paulo, com o OBA, no Instituto Europeo di Design. No mesmo mês, a peça será exposta nos Estados Unidos

MartaManente2

Versão palhinha
A Donaire, que foi exposta em Milão, também tem acabamento em tecido e corda

Fotos Studio Marta Manente, Divulgação.

Lúdico e funcional
A peça é um mix de cabideiro e pequena cômoda. A “porta” é de tecido cortado a laser. Detalhe para
os pés de pelúcia

MartaManente4

Cocar no foco
O pufe Tupi, em homenagem à tribo homônima, é uma divertida proposta com tecido ecológico e palha maleável produzida industrialmente

MartaManente3

Revestimentos portugueses
Com base de inox pintado, a cadeira e a banqueta Azulejo têm tecido de seda com bordados eletrônicos

Fotos Sergio Vergara, Divulgação

Dois lofts unidos pela estética contemporânea

Fotos Alessandro Grassani, The New York Times

Florença: tecnologia contra as pichações