Lâmpadas de LED podem ser aplicadas nos mais diferentes objetos

Azulejos, cadeiras e carpetes recebem a iluminação especial

Carpetes conceituaos recebem lâmpadas de led na superfície

Lama / Design
Carpetes conceituaos recebem lâmpadas de led na superfície Lama / Design

Não por acaso os cientistas inventores das lâmpadas de LED (Light Emmiting Diode) foram premiados com o Prêmio Nobel de Física este mês. As lâmpadas de LED revolucionaram a área da iluminação tanto do ponto de vista energético e sustentável (duram cem vezes mais do que as lâmpadas comuns) quanto do ponto de vista conceitual, pois possibilitam a produção de lâmpadas em tamanho reduzido.

Apesar dos LEDs já serem utilizados no nosso cotidiano, em muitos gadgets, há um potencial de aplicação que vai além do habitual uso funcional como projetor de imagens. Essa ideia toma forma a partir do momento em que designers percebem o LED como recurso tecnológico na escolha de materiais, tornando possível a realização de ideias que antes, com as lâmpadas comuns, não eram viáveis em execução.

A utilização do LED de forma pura, no entanto, não demonstra o real potencial de uso do material, sendo que o êxito de sua aplicação depende da combinação com outros materiais convencionais, sob variados formatos.

Materiais rígidos ou flexíveis, transparentes ou foscos, lisos ou estampados, quando combinados às lâmpadas de LEDs, se transformam. Como resultado dessa união estão produtos com superfícies que instigam e produzem efeitos vibrantes. Estas criações intensificam a percepção visual sem perder a harmonia estética do produto.

 

Novas aplicações se tornam possíveis

Os produtos se incorporam aos ambientes de forma orgânica, em situações que antes eram impensáveis, como em revestimentos de pisos. Um exemplo concreto disso é o design de superfície concebido pelos designers Yvonne Laurysen e Erik Mantel, que resultou na criação de carpete conceitual com lâmpadas de LEDs integradas, que se mesclam à estampa criada no processo de tecelagem, sem alterar o conforto sensorial da superfície.

led2

Ainda sobre a criação de estampas a partir da interação entre diferentes materiais e lâmpadas de LEDs, convém mencionar a Bubble Chair. O trabalho feito a partir de uma parceria entre o designer Ben Rousseau e o street artist Insa resultou num produto inovador feito em acrílico e LED. O diferencial da cadeira está na ação provocada pelas lâmpadas de LEDs: quando acesas, interagem com a estampa singular de Insa, que mescla áreas transparentes e opacas.

Outro diferencial dos LEDs além dos já citados está na possibilidade de personalização dos produtos feitos com esse recurso. Produtos como os azulejos da DesignLED podem ser utilizados de foram despretensiosa, com a aplicação na parede ou por meio da criação de estrutura mais complexa, como a realizada pelo designer Ingo Maurer e equipe, através da concepção do lustre LED Canvas.

led1

Ideias como estas têm potencial de crescimento e popularização devido a todas as vantagens sustentáveis e de capacidade energética que o LED permite. Apesar de já estarem presentes nos aparelhos de uso comum, a expectativa é a de que eles se popularizem por meio de objetos que tornem o dia-dia mais agradável e os ambientes mais aconchegantes.

 

salvia

As peculiaridades das flores de sálvia

dog

Hotel de Miami tem tratamento especial para hóspedes humanos e caninos