Eleone Prestes: leves e soltos, a nova forma de compor os banheiros

Casa Cor São Paulo, Divulgação
Casa Cor São Paulo, Divulgação

No banheiro, a tecnologia dos materiais determinantes na composição do ambiente evolui de tal maneira que aos poucos muda a forma e um pouco da função, como vemos em acessórios como jatos massageadores mesmo das duchas. Se olharmos um banheiro super moderno, quase não se percebe o chuveiro embutido, os metais são leves e as louças, de preferência, suspensas. As bancadas, distantes do piso, parecem móveis de área social.
No Salone del Mobile, realizado em abril em Milão, e na Casa Cor São Paulo, aberta até 10 de julho, essas afirmações podem ser constatadas. Se as tonalidades não forem relaxantes, como as das fotos escolhidas para esta página, e a escolha recair sobre um ambiente com elementos predominantes em negro, a razão vem da intenção de personalizar, como ocorre com outras áreas.

No mundo dos apartamentos compactos, o aproveitamento de espaço ganha com essa leveza de peças da composição, como as portas de boxes com estruturas cada vez mais leves e mimetizadas com o entorno.
Buscando uma orientação técnica profissional identificamos o arquiteto Marcelo Minuscoli, que também visitou as duas mostras da área. Aprendamos com ele: em primeiro lugar, diz que, ao escolher uma peça fundamental, o vaso sanitário, há prós e contras a considerar:

– Vasos com caixa acoplada ocupam mais espaço, mas economizam água e não precisam de tanta pressão – com a ressalva que costumam apresentar mais problemas de entupimento em relação aos convencionais porque a descarga é menor.

Buscamos informação no mercado sobre o outro extremo, a respeito da questão de custos para quem pretende investir em vaso suspenso, fixado na parede, cujos benefícios são leveza do visual e facilidade de limpeza. A conclusão é a de que não há grande diferença de orçamento, pelo menos no produto, que vem com um kit de fixação.

EleonePrestesBanheiros1

Fotos Eleone Prestes

Luz na cuba
Iluminada e suspensa sobre uma base metálica, a solução estética proposta pelo escritório de arquitetura Yamagata é um dos detalhes que contribuem para a leveza da Unidade Shoji 04, ambiente de 84 metros quadrados

EleonePrestesBanheiros

Bicolor é fashion
No Salone del Mobile, na meca do design, Milão, esta bancada com uma dupla de cubas indica a tendência de tratar o banheiro sem aquela cara de… banheiro. A estrutura preta e leve com ar de metal pintado e o uso de mais duas cores dão a sugestão do momento. Observe que os metais e a moldura do espelho são pretos, cor usada em banheiros e cozinhas, misturada a tons de cinza e madeira na feira milanesa. – Não estão usando a convenção do balcão de madeira com pedra – diz o arquiteto Marcelo Minuscoli.

EleonePrestesBanheiros3

Nova em folha
Conjunto desenhado por Jader Almeida mostrado no Espaço Deca, criação de Marina Linhares
com sete ambientes

 

Tapete1

Tapetes inspirados em obras de arte

Fotos Rafael Fontana, Divulgação

Vocação para a alegria: veja as peças da Verbo Estúdio de Criação