Destaques da Eurocucina 2016

Eurocucina1

https://www.salonemilano.it/Estilos e recursos podem variar na cozinha, mas a paleta de cores não foge muito ao padrão discreto com destaques pontuais. Madeira, preto e cinza surgem tanto em propostas com tudo escondido dentro de armário quanto em propostas mais abertas, ao gosto dos brasileiros na Eurocucina. Especialistas compartilham as suas observações sobre a feira bienal realizada junto ao Salão Internacional do Móvel de Milão deste ano.

– Nos armários, o que mais me chamou a atenção foi o uso de madeira natural. Os tons claros estão em total evidência fazendo uma alusão ao design escandinavo – ressalta o diretor de marketing do grupo Unicasa, Edson Busin.

Ele destacou o sumiço dos puxadores e a leveza das portas, com  “os cortes em 45º  fazendo contraponto com o design”. E analisa a paleta de cores:

– A base da casa (paredes, piso e forro) ainda é cinza. Porém, percebe-se uma leve movimentação para os tons de marrom, dando vazão ao imaginário no restante da decoração. Também chamaram a atenção os tons metálicos: ouro e bronze nos objetos de decoração e até fazendo parte do mobiliário.

Sobre o mostra e esconde dos eletroeletrônicos em geral, Edson lembra que “as marcas europeias, sobretudo as italianas, há um bom tempo apresentam soluções onde os equipamentos ficam escondidos”. Edson garante que “essas propostas não tiveram êxito no Brasil, porque aqui as pessoas gostam de eletros aparentes”.

– Mesmo que o eletrodoméstico venha a ser “escondido” pelo móvel, ele não pode ser deixado de lado em termos de design e funcionalidade – ressalta a Supervisora de Vendas da Tramontina TEEC, Lúcia C. Dendena.

Ela compara a decepção que seria, para quem investe uma boa soma em uma cozinha de alto padrão, abrir uma porta e encontrar um forno ou  refrigerador inferiores, “como um proprietário de um automóvel de prestígio, com design fantástico, ter interior ou motor incompatíveis com o restante do projeto”.

Se depender do que foi  exibido em Milão, não há esse risco:

– A tecnologia dos produtos deu um show nas cozinhas: cada vez mais eletros interagem com as tecnologias acionadas até pelo celular – destaca Edson.

Eurocucina2
A presença do acabamento marmorizado vem crescendo”Portas e frentes de gavetas foram cobertos por finas lâminas de pedra natural, criando uma ideia de continuidade visual entre tampo e arredores”, ressalta a jovem arquiteta  Andrya Kohlmann, que curtiu também os elementos 
de metal nos ambientes

Eurocucina3

Se o caso for mimetizar, algum tom de cinza pode ser opção até na cozinha

Eurocucina5

Madeira clara, com ar de mobiliário escandinavo, eventualmente com uma pitada de marrom e cor nos detalhes. Mais ou menos é esta a fórmula do momento, com pequenas variações. As cores nos detalhes da decoração personalizam a proposta com base neutra. Em geral, os armários não têm puxadores nas propostas mais sofisticadas, mas há algumas em que o recurso aparece como já vinha sendo usado, com discrição

Eurocucina6

Na montagem da cozinha em Milão, a parede de tijolos apareceu mais de uma vez para aquecer a proposta, com frios tons de cinza, do claro ao grafite e até ao preto

Zaha1

Os desafios pós Zaha: o futuro de seu escritório após sua morte repentina

Reprodução

Planejando o cantinho Pet