Aplicativos para estamparia: dicas para criar padronagens

Foto: Jefferson Bottega
Foto: Jefferson Bottega

Os aplicativos já fazem parte da nossa vida diária, seja para organização ou entretenimento. Para quem tem interesse na área de estamparia, os apps são uma opção. Eles têm limitações, obviamente, e passam longe dos softwares profissionais de design de superfície. No entanto, não deixam de ser ferramentas interessantes para testar ideias, compor paletas de cores e padronagens que podem partir de desenhos ou até mesmo de fotografias.

A seguir, apresento os aplicativos mais interessantes para a criação de padronagens e suas principais características. Os apps testados estão na AppStore e são gratuitos, com exceção do JD Reflect, que é pago. O uso desses aplicativos em tabblets, em função do tamanho, que na maior parte das vezes é maior que o do celular, é mais apropriado, além de mais prazeroso. Entretanto, para a função a que eles se propõem, o uso no celular não deixa a desejar.

Fabrika 03 Fabrika

Fabrika – Esse app (acima) disponibiliza formas e cartelas de cores pré-concebidas, que podem ser utilizadas de forma individual ou integrada, na formação de estampas abstratas (acima). A maneira intuitiva como o dedo é conduzido e a pressão que o mesmo exerce sobre a tela compõem o desenho final da estampa. Ainda podem ser ajustados o espaçamento, a rotação e o tamanho das formas escolhidas. O Fabrika permite a colocação de imagens de fundo que podem ser resgatadas do álbum do dispositivo móvel ou até mesmo de estampas feitas em outros aplicativos.

ColorDesign 02 ColorDesign

ColorDesign –(acima) Trabalha com formas geométricas básicas, quadrados e triângulos em diferentes tamanhos, que lembram superfícies formadas por trabalhos em patchwork. As paletas de cores já estão pré-concebidas e podem ser utilizadas de forma simultânea, sendo facilmente ativadas e desativadas. A maneira como essas formas geométricas são reproduzidas, que caracterizam a padronagem, se utilizam de ferramentas como o caleidoscópio e a reprodução contínua (acima) dessas formas, variando ângulo e rotação.

Reflect 02  Reflect

JD Reflect – Concebido pelo designer Joshua Davis, o aplicativo (acima) tem diferentes temas e cartelas de cores que, da mesma maneira como funciona o Fabrika, são influenciados pela forma como os dedos deslizam sobre a superfície da tela, formando composições abstratas. A partir destas, podem ainda ser feitas estampas a partir do princípio do caleidoscópio, comandadas novamente pelo deslize dos dedos, e que permite infinitas possibilidades de padronagens. O aplicativo é pago (custa US$ 1.99 na AppStore).

Symmetry Symmetry02

iSymmetry – Este app (acima) funciona de maneira mais próxima dos softwares próprios para design de superfície, pois trabalha com os princípios de translação, rotação e reflexão, ou seja, o que for desenhado de forma livre e intuitiva no aplicativo é replicado automaticamente a partir do tipo de repetição escolhida. Os desenhos que formam a estampa podem ser feitos a partir de diferentes pincéis com opções de escolha de níveis de opacidade e diâmetro e, claro, para colorir, todo o círculo cromático à disposição.

Foto 3 Leonardo Posenato _cr+®dito FabianoPanizzi_

Mosaicista gaúcho Leonardo Posenato cria série de quadros retratando personalidades

Fotos: Eleone Prestes

Marca gaúcha lança acessórios criativos para casa feitos em couro natural excedente da indústria