Abreu Jr: Feira de Design Milão 2015

Abreu Jr (2)

Lançado em 1961, o evento ocupa atualmente uma área de quase 230 mil metros quadrados e inclui 2,5 mil empresas, junto com 700 jovens designers do Salone Satellite. Atrai arquitetos, empresários e decoradores de todo o mundo. A Feira de Móveis de Milão é a maior do gênero e apresenta os lançamentos de grandes marcas de mobiliário e design, liderando no mundo a concentração de novos produtos para casa, escritório, iluminação e outros artigos do setor.

Arquitetos na feira
A arquiteta de Florianópolis Francine Faraco esteve na feira deste ano e destaca os estandes da Kartell e especialmente o lançamento da cadeira Cloud-io, do designer catalão Eugeni Quitllet, cuja forma foi inspirada nas nuvens. Esta cadeira aborda a linguagem da desmaterialização. Para Eugeni, o design não é um objeto simplesmente, mas o entorno dele também. A luz faz o design, assim como ele se relaciona com o ar e a água.

Extra feira (fuorisalone)
O olhar para as várias exposições fora da feira principal sempre é importante. A arquiteta Francine Faraco conferiu a Brazil S/A, onde trabalhos de designers brasileiros ganham cada vez mais espaço. Outra exposição fora do salão que sobressaiu foi a instalação da Louis Vuitton, na Galeria Renascense (à direita), trazendo produtos com o tema objetos nômades.

Abreu Jr (3)

Encontro em Milão
Márcia Maurano, da Saccaro Florianópolis, ao lado de Zanini de Zanine, autor da poltrona e pufe 63, peças desenhadas para a grife Saccaro em homenagem aos 80 anos do arquiteto Sergio Rodrigues.

Inclinações para 2015
A Moroso também se posiciona muito bem. Nesta edição apresentou peças da consagrada designer Patricia Urquiola, que assina uma poltrona tricolor classificada com uma “tendência” na feira, assim como formas arredondadas e muitas outras peças multicoloridas, que foram apresentadas por algumas empresas. A poltrona da Knoll (da dupla de ingleses Barber & Osgerby) registra bem esta ideia de cores múltiplas. Para o arquiteto Sidnei Machado, da Capital, o mármore e o vidro são destaques entre os materiais apresentados no evento internacional. Eles aparecem repaginados em luminárias móveis e elementos decorativos.

Abreu Jr (1)

Vidro verdadeiro
Outro produto cada vez mais presente no mobiliário e na arquitetura é o vidro, agora ultrafino. O grupo Cinex tem feito uma pesquisa consistente sobre o assunto e apresentou o resultado deste trabalho em Treviso, na véspera da abertura do Salão do Móvel de Milão, no dia 13 de abril. O evento reuniu cerca de 100 profissionais renomados entre designers e arquitetos, juntamente com a gigantesca americana Corning Incorporated, que exibiu a nova tecnologia do vidro ultrafino, flexível, protagonista de um salto de qualidade signifcativo nos projetos de arquitetura de interiores e na construção civil. “Vitrum Verum, ou Vidro Verdadeiro, se consolida como um movimento que pretende valorizar, divulgar e mostrar a aplicabilidade cada vez mais abrangente do vidro no mundo”, explica César Cini, brasileiro que detém a marca Cinex.

Fotos: Omar Freitas

Cantinho de estudos organizado: confira dicas para arrumar este espaço na sua casa

Fotos: Tintas Coral | Divulgação

Aprenda a fazer um efeito de mosaico para transformar um ambiente