Eleone Prestes: Roberto Migotto na Casa Cor SP

EleonePrestesMigotto

Ano passado, o ambiente de Roberto Migotto já havia tirado o fôlego na Casa Cor São Paulo, com foco na brasilidade. Este ano, não é diferente, com o Tributo aos 30, uma dupla homenagem: ao aniversário de três décadas do evento e da sua própria carreira.

É grande o movimento no ambiente, e aumenta à medida em que avança a tarde. Sugiro visitar na primeira hora de abertura da exposição, meio-dia. Prepare-se: ao chegar ao espaço, a visão frontal é da etérea mesa florida e de um trabalho primoroso que sobe da parede ao teto, marcado por um rasgo de luz. À direita de quem entra na planta retangular fica o estar e, à esquerda, a biblioteca, com um móvel de bar em nicho ao fundo.

Tudo detalhado e decorado com peças preciosas dentro da temática. É preciso fazer referência às duas obras de Salvador Dalí (1904 -1989), uma cadeira (alto, E na foto) e uma luminária (D), criadas em parceria com o designer francês Jean Michel Frank (1895 -1941). E há também porcelanas assinadas em 1927 por outra grife do design, o milanês Gio Ponti (1891-1979). Isso sem falar nas criações do próprio Migotto, como a referida mesa que marca o olhar inaugural.

Merece atenção toda a composição de móveis de linhas orgânicas e retas, inclusive a estante da biblioteca, valorizada por uma moldura na área central e pela iluminação dos livros e objetos. Essa proposta valoriza tanto as obras históricas quanto os elementos do bem-estar e deleite contemporâneos.

A oportunidade de visitar o Tributo aos 30 se estende até 10 de julho, no prédio do ambulatório do Jockey Club de São Paulo, construído no início do século 20 pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous. A edificação será restaurada para uso da Casa Cor e, a partir de 2017, entregue para uso do Jockey Club.

A editora viajou para São Paulo a convite do Grupo Grind

 

EleonePrestesMigotto3

Acima, a mesa da biblioteca em balanço

EleonePrestesMigotto1

Design de ouro
A luminária surreal no escritório é uma obra real de Salvador Dalí

Fotos Rafael Fontana, Divulgação

Vocação para a alegria: veja as peças da Verbo Estúdio de Criação

HenriqueSteyer3 - Cópia

Coluna Henrique Steyer: por dentro do Copacabana Palace