Arquiteto chileno lança projeto batizado de Universidade do Papel

EnriqueRodriguez3

Não é apenas uma matéria-prima. É uma relação para a vida. Formado em Arquitetura e Desenho Industrial, ainda no país natal, o Chile, Enrique Rodríguez sempre foi fascinado pela tridimensionalidade possível da arte com papel. Desembarcou em São Paulo (SP) há mais de duas décadas e atuou em parceria com projetos de arquitetura de interiores nas suas criações como artista plástico, em predominantes dobras e jogos de volumes que promovem as mais diferentes interpretações.
– Desde o começo, sempre foi bastante claro para mim que eu queria trabalhar em grande escala de produções. Poder criar peças e produtos com qualidade artística, mas acessível a um grande público – explica, lembrando que a formação em desenho industrial foi fundamental para este olhar administrativo.
Foi norteado por essa proposta multiplicadora que assinou coleções como linhas de louças para a Oxford e peças para a La Lampe. E também culminou em seu mais novo projeto, que será apresentado em Porto Alegre nesta quarta-feira, na Usina do Gasômetro. A Universidade do Papel é uma proposta de módulos com aulas, inspirações e muita troca de experiências. O que começou como um trabalho social na comunidade de Paraisópolis, em parceria com o Hospital Albert Einstein, agora é um projeto eleito como prioridade para 2016. Além de São Paulo, sua sede, a partir de 1º de março a Universidade passa a atuar na Sala Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com atividades esporádicas. Artistas convidados, aos poucos, estão se unindo nesta ode ao papel, que também já passou por Lima (PE) e tem encontros previstos no México e na Venezuela.

EnriqueRodriguez

A cabeceira retroiluminada com papel  japonês washi (acima) integrou o projeto do arquiteto André Alf. No trabalho da arquiteta Ana Luiza Sawaia, o quadro foi criado sob encomenda para harmonizar com o painel (abaixo)

EnriqueRodriguez2

Peças de mobiliário, da Linha Brasil, como a cadeira acima, têm o trabalho em papel inserido dentro de um “sanduíche” de acrílico.

EnriqueRodriguez4

Fotos: Denise Wichmann, Divulgação

Quatro projetos de gourmeterias com materiais afinados

Fotos Eleone Prestes

As novidades da Abimad, realizada em São Paulo