Em nome da arte: Jean Nouvel no Brasil

Eleone Prestes
Eleone Prestes

Sobretudo o arquiteto francês Jean Nouvel deixou claro em três momentos durante dois dias em São Paulo, na semana passada, o seu amor e a sua defesa da arquitetura para a humanização das cidades. Participante do seleto grupo dos ganhadores de um prêmio Pritzker pelo conjunto da obra, reiterou:
– Oui, arquitetura é a mãe das artes.

Para Jean Nouvel, a dimensão da arquitetura abarca do urbanismo ao projeto de interiores de um edifício. Tudo é arquitetura. Apenas com escalas diferentes:

– Não tem arquitetura de interiores; tem arquitetura. Também não tem urbanismo.

  • JeanNouvel10
  • JeanNouvel9
  • JeanNouvel8
  • JeanNouvel7
  • JeanNouvel6
  • JeanNouvel5
  • JeanNouvel3
  • JeanNouvel4
  • JeanNouvel2

E ai de quem criar um prédio que não tenha sido pensado a partir do contexto onde está inserido. Isso não teria valor. Claro está que a sua Torre Rosewood, na Cidade Matarazzo, empreendimento residencial e hoteleiro do Grupo Allard, foi gerida a partir do rico entorno do conjunto arquitetônico daquele oásis paulistano. O canteiro de obras (alto) fica nos fundos do prédio tombado da Maternidade Filomena Matarazzo, de 1943, erguido em meio a outras construções.

As árvores do entorno inspiraram Jean Nouvel a propor jardins suspensos em terraços no empreendimento chamado de hotel palácio. Serão 151 quartos de hóspedes e 122 suítes residenciais de super luxo a serem entregues no final de 2018. Quinta-feira passada, simbolicamente, Jean Nouvel e o presidente do Grupo Allard, Alexandre Allard, lançaram a pedra fundamental do primeiro Rosewood seis estrelas na América Latina.

A editora viajou a São Paulo a convite do Grupo Allard e da SP-Arte

JeanNouvel3

Grupo Allard, Divulgação

Ao fundo da foto acima, uma simulação de como ficará na paisagem de São Paulo a Torre Rosewood, na Cidade Matarazzo, próxima da Avenida Paulista, em meio a prédios históricos. Abaixo, outro ângulo do projeto que terá interiores de Philippe Starck

JeanNouvel4

JeanNouvel2

A maquete do empreendimento do Grupo Allard (abaixo), exposta na SP-Arte

Zaha1

O mundo se despede de Zaha Hadid, a maior estrela feminina da arquitetura

Bordadeiras2

Domingo de bordados na Redenção