Da casa para a passarela: decoração influencia a estética das roupas no mercado de moda?

Arquivo Pessoal

O universo da decoração é constantemente influenciado pela moda. Cores, estampas e texturas, lançadas ela indústria, são aplicadas ao design de interiores com frequência. A ligação entre as duas áreas pode ser observada também nas propostas de produtos para decoração, apresentadas pelas grandes grifes, sendo essa mais uma possibilidade comercial e uma oportunidade de aproximação com o público, ultrapassando a barreira de interação da roupa e possibilitando ao consumidor vestir a casa com influências diretas da moda no mobiliário. A lógica é: se a roupa – como forma de comunicação não verbal – diz muito sobre quem você é, com certeza a decoração da sua casa também diz.

A decoração influencia a estética das roupas no mercado de moda? A resposta é sim, mas sobre um viés diferente. Acompanhando os últimos desfiles da SPFW inverno 2015, é difícil não reparar nos tecidos vistos nas casas, agora desfilados nas passarelas. Qual seria o motivo das marcas de design de moda usarem tramas empregadas em revestimentos de estofados e cortinas?

:: Casa&Cia Decora: quer um projeto personalizado gastando pouco? Veja a proposta do Decora

A utilização de tecidos para decoração no vestuário é uma forma de diferenciação no mercado, premissa almejada pelo setor fashion com propósito mais conceitual. Tentase então, buscar o que não se utiliza convencionalmente e que dificilmente outras marcas usarão. É preciso garimpar tecidos de decoração que se adaptem ao uso no vestuário e que se moldem à proposta da coleção.

Arquivo Pessoal

Trabalhar com tecidos de decoração ainda preserva estas marcas de usarem as mesmas tramas que são oferecidas à indústria do vestuário, permitindo que utilizem materiais diferenciados. Ao invés de usarem tecidos que são indicados por estarem em voga, essas marcas colocamse no posto de lançadoras de tendências. Isso porque os tecidos de decoração, utilizados no vestuário, possuem proposta requintada. Essa sofisticação pode ser concebida de várias formas. Uma delas é através de estruturas têxteis complexas, como acontece com o jacquard. O jacquard  tem como característica a reprodução de desenhos a partir do entrelaçamento de fios. O estilo neoclássico, que se destaca na cortina do quarto de Napoleão Bonaparte (1), é desde o século XVIII reproduzido sobre as superfícies têxteis de decoração e continua influenciando padronagens como o revestimento de parede, utilizado como tecido para o vestido criado pelo designer Carlos Bacchi (2).

A utilização de fios densos na construção dos tecidos para decoração pode ser aproveitada como um diferencial, quando a proposta é compor peças estruturadas, como o look da Osklen para o verão 2014/15 (3). Apesar da alta densidade do tecido, devido ao uso de fios encorpados, o mesmo não aquece em estações quentes por se utilizar de matéria-prima respirável. Além da estruturação de tecidos, por meio de fios espessos, a composição de peças estruturadas pode ser feita com tecidos leves e transparentes como a organza devoré, que possui acabamento especial engomado (4).

:: Casa&Cia Shopping: compre móveis sem sair de casa > Conheça nossa loja virtual

OSKLEN, DIVULGAÇÃO

JULIANO BUSETTI, DIVULGAÇÃO

Outro tecido característico dos têxteis de decoração, e que pode agregar valor à confecção é o brocado. Feito através de uma  trama complementar com relevo proporciona efeito de bordado sobre a superfície têxtil. Pela sua estrutura complexa e materiais superiores utilizados no processo de tecelagem, o brocado é um tecido nobre. O seu diferencial de aplicação no vestuário está justamente nas padronagens imponentes que se formam com essa combinação, como nas roupas que Helô Rocha apresentou para Teca, na última  coleção de inverno (5).

RICARDO NOGUEIRA, AFP

Dos exemplos vistos, podese concluir que os tecidos de decoração trazem refinamento e materializam propostas com valor agregado ao vestuário, conceitos esses incorporados por marcas que têm como proposta inovar, mesmo que com tecidos já tradicionais na área da decoração, mas num contexto totalmente diferentes quando utilizados na área da moda.

FRANCIS AMIAND, DIVULGAÇÃO

Abreu Jr. em Paris: pessoas & endereços preciosos

FOTOS SCARF ME HOME, DIVULGAÇÃO

Universo estampado: cores, imagens figurativas e abstratas na linha Scarf Me Home