Apartamento ganha cara de loft com estilo moderno

Fotógrafo: Carlos Edler

SUSIÂNI SILVA, Especial

A planta convencional, compartimentada, não atendia ao estilo de vida do jovem proprietário, que deu total liberdade aos profissionais do escritório Quadri Arq para explorarem materiais e soluções técnicas.
– O pedido do cliente foi por um living totalmente integrado, no qual pudesse receber os amigos em um amplo espaço de convivência – conta a arquiteta Renata Troggian, que assina o projeto ao lado dos colegas Luciana Consiglio e Fernando Ghiggi.
O objetivo era dar cara de loft à área social do apartamento de 97 metros quadrados no bairro Lindoia, em Porto Alegre. Para isso, a cozinha foi integrada à sala de jantar e um dos quartos foi unido ao estar. A sacada também foi adicionada ao living, criando uma área de 45 metros quadrados. O estilo moderno e informal combinou com o piso vinílico utilizado no padrão madeira.
– Para garantir ainda mais amplitude e unificar os ambientes, nivelamos o piso e padronizamos o gesso, no qual foram utilizadas lâmpadas dicróicas para a iluminação – explica a arquiteta.
Na área de jantar, acima da mesa com tampo de laca azul e pés de ferro, móvel desenhado pelo escritório, pende uma luminária.
Feita de alumínio pintado de preto, em linhas retas e com lâmpadas de LEDs, o lustre contemporâneo confere um clima ainda mais urbano e cool à produção.
Para as paredes, foi escolhida uma tinta cinza chumbo, um tom jovem e masculino e que serve de base neutra para os detalhes do projeto.
Um dos destaques é a parede revestida de plaquetas de tijolo que proporciona um ar mais informal e descontraído, porém charmoso e elegante.
Atrás do estar, com grande sofá para acomodar confortavelmente muitos convidados e móvel para televisão em laca branca, está o espaço da churrasqueira ( à E e na página 10). O local foi habilmente transformado em bar, usando o móvel multifuncional em laca cinza com nichos e áreas fechadas, além da pia e espaço para duas adegas. No tampo, foi utilizado granito preto absoluto, o mesmo revestimento da churrasqueira.

Detalhe POP

Para os móveis da cozinha, foi escolhida a fórmica com lâminas de aço escovado. Este ambiente confirma o seu aspecto moderno pelo uso de nichos coloridos, com espelhos e vidros. Bancadas com tampos de madeira de demolição dividem os espaços do estar e da churrasqueira. Ao lado da cozinha e junto ao estar, o móvel multifuncional ( abaixo) faz as vezes de bar. Com acabamento em laca cinza, tem nichos para guardar copos, cristais e bebidas, além de estrutura de pia e duas adegas. Integra o espaço com a churrasqueira, na sequência do móvel sob medida.

DSC_5518 DSC_5527 DSC_5546 DSC_5561 DSC_5533

Foto: Edu Defferrari

Dois setores distintos compõem este espaço: adega e estar com lareira

Fotógrafo: Carlos Edler

Iluminação contemplativa é atrativo no terraço com piscina da Casa Cor Rio Grande do Sul