Abreu Jr: noite de autógrafos reúne arquitetos em Florianópolis

abreu jr (2)

A Portobello, empresa líder em revestimentos cerâmicos na América Latina, realizou no dia 29 de abril uma noite de autógrafos do livro Arquitetura Brasileira – 4ª Edição, em Florianópolis. No evento estiveram presentes os arquitetos dos três escritórios da região Sul que tiveram projetos retratados na obra: Studio Methafora, Procion Arquitetura e HB Arquitetas Associadas. Os projetos para compor a obra foram selecionados a partir da originalidade, forma e função, tendo como características principais a criatividade e a inovação. Um dos projetos criativos do livro é o Edifício KOA Pompeia (de 2013) do escritório Forte Gimenes&Marcondes Ferraz Arquitetos.

abreu jr (1)

 

Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis em pauta

O presidente em exercício do CAU/SC Giovani Bonetti (que participou do Pedal SC) se reuniu no dia 13 de abril com o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, para discutir os desdobramentos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS). Participaram da reunião o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, e o conselheiro federal suplente do CAU/BR, Ronaldo de Lima. Entre as ações futuras pautadas, ficou acertado uma apresentação sobre PLAMUS por Cássio Taniguchi, em parceria com o CAU/SC, para os arquitetos urbanistas de todo o Estado. O objetivo é mostrar o surgimento e o desenvolvimento do estudo realizado para a Grande Florianópolis e as soluções identificadas a partir das diferentes simulações feitas. O evento está previsto para este semestre.

Pedal no Vale Europeu catarinense

Um grupo de arquitetos e empresários explorou mais de 180 quilômetros de bicicleta pelo Vale Europeu catarinense. Uma ideia muito bacana para reforçar o turismo sustentável do interior do Estado e contagiar com esta boa ideia. O grupo que também incentiva a mobilidade urbana com bikes vai programar outros percursos, fique atento. Acompanhe em cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br.

abreu jr (4)

EuroVelo
E no “velho continente” uma megaciclovia com 70 mil quilômetros de extensão será construída até 2020. A EuroVelo ligará 43 países em um total de 14 rotas de diferentes tamanhos. Ela poderá ser utilizada tanto por turistas em grandes viagens quanto pelas populações locais no deslocamento do dia a dia. Cada uma das rotas recebeu um nome relacionado às paisagens e histórias encontradas durante o trajeto. A Federação Europeia de Ciclistas, idealizadora do projeto, oferece em seu site oficial informações dos trechos que já estão prontos. Além de um mapa interativo das rotas, também é possível visualizar os principais pontos turísticos que serão encontrados pelo ciclista. Quer saber mais? eurovelo.com/en

E mais…
Bienal Brasileira de Design – Dia 15 de maio ocorrerá a abertura da V Bienal Brasileira de Design, no Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura /Florianópolis-SC. Na ocasião, será inaugurada a exposição Design para Todos.

ALL RIGHTS GIVEN

Cozinhando com grife: diferencial no preparo

arquitetura e paisagismo (1)

Benedito Abbud apresenta soluções para o uso racional de água nas cidades