Abreu Jr: loft em Chapecó e ambiente criativo em Floripa

elizandro giacomini

O arquiteto Rico Mendonça planejou o Loft dos Cucos para a 2° edição da Mostra Casa & Arte de Chapecó (no edifício ET Renovável, até 19 de abril). O ambiente foi pensado para um casal apaixonado por relógios de paredes, que ama pedalar e levar uma vida prática e sem excessos. O ambiente que ocupou um espaço de 64 metros quadrados privilegiou também uma cozinha ampla com mesa generosa para trabalhar e receber amigos.

shoppingcasa

Sonhos em Florianópolis

Depois da Casa do Saber, no Rio de Janeiro, e da bela proposta do Sítio, na Lagoa da Conceição, Floripa ganhará, em dois meses, mais um lugar de encontros, atmosferas de ideias e polo criativo. O ambiente proposto será na região da antiga Praça do Kioski e receberá o nome de Delfino 146, numa referência ao endereço e ao poeta simbolista Luiz Delfino. O local terá na agenda uma série de tertúlias urbanas e arquitetônicas, com o objetivo de promover novos encontros, discussões, relações entre o público e privado, visando uma cidade mais viva. A primeiro tertúlia da série de 2015 já ocorreu e com mediação do arquiteto manezinho Evandro Gaspar. O encontro foi realizado no dia 7 deste mês, na Casa Bartlet (escritório dos arquitetos Blasi&Bahia e Zen Rodrigues Advogados), que ofereceram o espaço para a turma dos jornalistas, da arte e da arquitetura. A noite dos sonhos foi para reviver e refletir sobre a Ilha de Santa Catarina, que segundo Peninha, no filme Ilha 70 (Vinil Filmes) já foi um dos lugares mais lindos do mundo.

untitled2

Tertúlia

Segundo Luis Fernando Verissimo, que escreveu a introdução do livro Chef Café, tertúlia é a arte da conversa ou a conversa transformada em ritual. Pode ser uma reunião de pessoas, amigos, profissionais ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos. Foram “importadas” para Portugal de Paris, onde surgiram e se espalharam pelo mundo, e geralmente é associada aos cafés. Cada estabelecimento tinha uma ou mais tertúlias sobre temas diferentes. Paralelamente, os seus integrantes identificavam-se como pertencendo à tertúlia A ou B, numa clara divisão das águas entre correntes de pensamentos diferentes. E você pertence a qual tertúlia?

untitled3

Os arquitetos Marcelo Salum, Giovani Bonetti e Bernardo Bahia de Florianópolis simpatizam pela tertúlia urbana. O lema é conhecer a cultura do local para entender mais a cidade.

Nata da casa

No dia 24 deste mês, entre 19h e 21h30min, na Casa das Máquinas, em Florianópolis, o projeto Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções], contemplado pelo Rumos 2013-2014, terá Zilá Muniz como bailarina convidada. Nascida em Lages, moradora da Capital, a doutora em teatro, diretora e coreógrafa do Ronda Grupo, artista, pesquisadora e professora coordenará o encontro O Coreógrafo como Ativador da Imaginação. Em tempo real, ela propõe uma ação compositiva para gerar uma coletividade emergente em um evento coreográfico. Com a colaboração dos participantes, inclui apresentação e discussão de conceitos. Livre para todos os públicos, o encontro será gratuito.

00acd975

Cozinha Container: projeto contemporâneo e quente, com uma pegada de loft

revestimentos (1)

Coleção premiada: Trésor conquistou o IF Design Award 2015