Abreu Jr: arquitetura articulada com a cidade

abreu jr (2)

Implantado em um condomínio residencial no Cacupé, em Florianópolis, este projeto, que foi publicado pelo Anuário ARQ SC 2015, propõe uma nova centralidade para o bairro a partir de edificações que articulam os espaços privados com o ambiente público – praia, rua e praça.

abreu jr (4)

Qualidade de vida
Os prédios voltados para a rua formam mirantes, pátios, varandas e passarelas suspensas, totalmente integradas às árvores já existentes no terreno. A premissa básica do escritório é a visão de que a arquitetura está relacionada à formação da cidade, interfere e proporciona qualidade à vida comunitária e social. Nesse caso, a arquitetura proposta reforça as características do meio ambiente onde está inserida e a sustentabilidade numa visão holística e integrada. Compõem o projeto futuras instalações de restaurantes, lojas, escritórios, galeria de arte e apoio de eventos. Teixeira Netto está à frente deste projeto com uma equipe de nove profissionais. O paisagismo é assinado pelo escritório Jardins & Afins.

Mostra Black e Mostra Casa&Cia

abreu jr (3)


O arquiteto Marcelo Salum, de Florianópolis, participou de várias mostras Casa&Cia ao longo dos 14 anos de história do evento. Em 2013 com o ambiente inspirado no Brasil Colônia, o arquiteto chamou a atenção da criadora da Mostra Black, Raquel Silveira, que havia se proposto a convidar um arquiteto de Santa Catarina para o evento em São Paulo, por meio de uma parceria entre as duas exposições. O ambiente de Salum poderá ser conferido na Oca (Ibirapuera), espaço icônico da arquitetura brasileira na capital paulista durante a Mostra Black 2015. Informações do evento no site www.mostrablack.com.br.

Prêmio Gonzaga Duque

abreu jr (1)
A diretora do Mesc (Museu da Escola Catarinense da Udesc) Sandra Makowiecky recebeu o prêmio ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) pela atuação e publicação em 2014. A apuração da votação do tradicional prêmio nacional das artes visuais foi anunciada em abril. A homenagem é dedicada aos artistas, críticos, curadores, exposições e instituições que mais contribuíram para a cultura nacional no ano passado. A associação foi criada em 1949 e o sistema de premiação em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais. A ABCA entrou para a história por sua presença significativa nos eventos artísticos desde a década de 1950 e teve papel na resistência ao regime militar.

00acf909

Uma casa magrela: erguida 1932 em NY, residência tem três metros de largura

santa composição (7)

Alegria estampada no enxoval: confira itens elaborados em percal